• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2018.tde-11062018-114840
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Roberto Francisco Bara
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Plonski, Guilherme Ary (Presidente)
Andreassi, Tales
Nakagawa, Marcelo Hiroshi
Pedroso, Marcelo Caldeira
Título em português
Variáveis relevantes para as empresas de alto crescimento no Brasil
Palavras-chave em português
Empreendedorismo
Empresas de alto crescimento
Gazelas
Regressão logística
Resumo em português
Empreendedorismo tem sido objeto de incentivo no mundo e no Brasil, dada a sua significante contribuição para o desenvolvimento econômico e social de uma nação. Observa-se que a maioria das empresas, existentes ou novas, evolui de forma lenta e gradual; no entanto, reduzida parcela apresenta um padrão diferente, com crescimento elevado em faturamento ou número de colaboradores: são as empresas de alto crescimento (EACs). Tais empresas são as responsáveis por grande parte da geração de empregos (Birch, 1981; Coad, Daunfeldt, Holzl, Johansson, & Nightingale, 2014; Henrekson & Johansson, 2010; OECD, 2010). A presente tese procurou identificar as variáveis que ajudam a explicar o desempenho das EACs no Brasil, classificadas conforme critério da OECD (2007). Foi conduzida uma pesquisa com 470 empresas brasileiras, que coletou mais de 30 variáveis preditoras categóricas ou métricas, utilizadas no modelo Regressão Logística. Foram identificadas algumas variáveis alinhadas com a literatura e outras menos intuitivas e documentadas. Comprovou-se o aumento da probabilidade de EACs quando se relacionavam com aceleradoras, recebiam premiações ou eram spin-offs de outras empresas. Em função das altas taxas de juros bancários e da cultura empreendedora no Brasil, surpreendeu o impacto positivo de empréstimos bancários e a percepção dos empreendedores sobre registrar marcas comerciais, bem como o impacto negativo da percepção sobre propaganda em mídia digital e doações de instituições de fomento, relacionadas às EACs. Análises adicionais com o subgrupo de EACs caracterizadas como gazelas foram feitas. Embora apresente limitações de surveys e outras, a tese confirmou parte dos resultados da literatura sobre empreendedorismo e identificou avenidas para futuras pesquisas.
Título em inglês
Relevant variables for high growth firms in Brazil
Palavras-chave em inglês
Entrepreneurship
Gazelles
High growth firms
Logistic regression
Resumo em inglês
Entrepreneurship has been object of encouragement in the world and in Brazil, given its significant contribution to the economic and social development of a nation. It is observed that the majority of companies, existing or new, are developing slowly and gradually; however, small share presents a different pattern, with high growth in sales or number of employees: they are the high growth firms (HGFs). These firms are responsible for a large part of job creation (Birch, 1981; Coad, Daunfeldt, Holzl, Johansson, & Nightingale, 2014, Henrekson & Johansson, 2010, OECD, 2010). This thesis aimed to identify the variables that help to explain the performance of HGFs in Brazil, according to OECD (2007) criterion. A survey with 470 Brazilian companies was conducted, collecting more than 30 categorical or metric predictor variables, used in the Logistic Regression model. Some identified variables were aligned to literature, but others less intuitive or documented. It was confirmed the increase in the probability of HGFs when they related to accelerators, received awards, or were spin-offs of other companies. As a consequence of the high banking interest rates and the entrepreneurship culture in Brazil, surprised the positive impact of bank loans and the entrepreneurs' perception of trademark registration, as well as the negative impact of perception on advertising in digital media and donations from development institutions, related to HGFs. Additional analyzes with the subgroup of HGFs characterized as gazelles were made. Although it presents limitations of surveys and others, the thesis confirmed part of the results of the literature on entrepreneurship and identified avenues for future researches.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
CorrigidoCarlos.pdf (2.09 Mbytes)
Data de Publicação
2018-06-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.