Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2022.tde-11052023-203805
Documento
Autor
Nombre completo
Elaine Yaskara de Melo Jinkings
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Sbragia, Roberto (Presidente)
Amorim, Wilson Aparecido Costa de
Bittencourt, Maryângela Aguiar
Veloso, Elza Fatima Rosa
Título en portugués
Gestão do conhecimento: um estudo de caso sobre a criação do conhecimento em empresas do polo industrial de Manaus
Palabras clave en portugués
Criação do conhecimento
Gestão do conhecimento
Polo Industrial de Manaus
Resumen en portugués
A Zona Franca de Manaus (ZFM), é um modelo de desenvolvimento econômico que, por meio de um de seus polos de desenvolvimento, o Polo Industrial de Manaus (PIM), criado há 55 anos para impulsionar o desenvolvimento econômico da Amazônia Ocidental, abriga na atualidade cerca de 600 empresas em seu parque industrial, oferece mais de 100 mil empregos e apresentou em 2021, um recorde de faturamento no montante de R$ 158,62 bilhões. Dado esse contexto, este estudo tem como objetivo investigar como as práticas de gestão do conhecimento, com base na Espiral do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997), ocorrem e criam o conhecimento organizacional, em suas similaridades e diferenças. O trabalho tem por base um estudo de caso envolvendo duas empresas intencionalmente escolhidas. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, realizado por meio de entrevistas com um conjunto de seis gestores, sendo três de cada empresa, procurando qualificar a ênfase dada pelas empresas à gestão do conhecimento e às suas práticas implementadas. O software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) foi utilizado nesta fase. Depois, um questionário autopreenchível, estruturado em formato eletrônico, foi aplicado a uma amostra de colaboradores, em um total de vinte gestores por empresa, que avaliaram como ocorriam e com que grau de sistematização, os processos de gestão do conhecimento. Os resultados das respostas a esses questionários foram analisadas pelo Programa Statistical Package for Social Sciences-SPSS 16.0 e R versão 2.11.0. Como resultado, os dados foram sintetizados na identificação de diferenças e similaridades evidenciadas nas práticas de GC, organizadas em cada padrão de interação da espiral do conhecimento. Ao se explorarem as práticas de gestão do conhecimento para esse conjunto de empresas, procura-se evidenciar e validar se uma estratégia corporativa orientada para a valorização do conhecimento está ligada a resultados de criação do conhecimento e como isso é percebido e assimilado pelos seus funcionários. O estudo procura, ainda que com limitações e imprecisões, contribuir para o avanço do tema buscando uma melhor compreensão do fenômeno, tendo por base uma região bastante específica, ou seja, em um polo industrial mundialmente conhecido pelos desafios e interesses que apresenta.
Título en inglés
Knowledge Management: a case study about the creation of knowledge in companies in the industrial pole of Manaus
Palabras clave en inglés
Industrial Pole of Manaus
Knowledge creation
Knowledge Management
Resumen en inglés
The Manaus Free Trade Zone (MFZ) is an economic development model that, through one of its development centers, the Manaus Industrial Pole (MIP), created 55 years ago to boost the economic development of the Western Amazon, houses in currently around 600 companies in its industrial park, more than 100 thousand jobs and presented in 2021, record revenue in the amount of R$ 158.62 billion. Given this context, this study aims to investigate how knowledge management practices occur and thus create organizational knowledge, in their similarities and differences, based on Nonaka and Takeuchi Knowledge Spiral Model (1997). This research is based on a case study involving two intentionally chosen companies. This is an exploratory and descriptive study, carried out through interviews with a group of six managers, three from each company, seeking to qualify the emphasis given by companies to knowledge management and their implemented practices. The IRAMUTEQ software (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) was used in this phase. Then, a self-completed questionnaire, structured in an electronic format, was applied to a sample of employees, in a total of twenty managers per company, who evaluated how knowledge management processes occurred and with what degree of systematization. The results of the responses to these questionnaires were analysed using the Statistical Package for Social Sciences-SPSS 16.0 and R version 2.11.0. As a result, the data were synthesized in the identification of differences and similarities evidenced in the KM (Knowledge Management) practices, organized in each interaction pattern of the knowledge spiral. When exploring knowledge management practices for this group of companies, it is sought to evidence and validate whether a corporate strategy oriented towards valuing knowledge is linked to the results of knowledge creation and how this is perceived and assimilated by its employees. The study thus seeks, albeit with limitations and inaccuracies, to contribute to the advancement of the theme, seeking a better understanding of the phenomenon, based on a very specific region, in an industrial hub known worldwide for its challenges and interests which it present.
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Fecha de Publicación
2023-05-22