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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2005.tde-10022022-114036
Documento
Autor
Nome completo
Beatriz Maria Braga Lacombe
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Albuquerque, Lindolfo Galvao de (Presidente)
Dutra, Joel Souza
Franca, Ana Cristina Limongi
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Medeiros, Carlos Alberto Freire
Título em português
Avaliação e mensuração de resultados em gestão de pessoas e a relação com o desempenho organizacional: um estudo com as maiores empresas brasileiras
Palavras-chave em português
Administração de recursos humanos
Desempenho no Trabalho
Resumo em português
A avaliação e mensuração da contribuição da Gestão de Pessoas tem sido nas últimas décadas, um tema de destaque na pesquisa no campo que tem sido denominado de RH no Brasil , ou HRM, Human Resource Management na literatura internacional. Em geral, os trabalhos buscam encontrar relações entre as ações da Gestão de Pessoas e resultados organizacionais. A revisão dessa literatura deixa clara a complexidade do tema e, em especial, evidencia um problema crucial para condução da pesquisa nesse campo, que é a conceituação da Gestão de Pessoas, que pode variar bastante entre os autores. E, embora a literatura internacional venha crescendo em volume nos últimos anos, no Brasil, os estudos sobre o tema são ainda escassos. Este trabalho busca fazer uma contribuição ao tema ao trazer os resultados de pesquisa realizada com as maiores empresas brasileiras. Com o objetivo de mapear como as maiores empresas brasileiras estão fazendo avaliação e mensuração de resultados em Gestão de Pessoas e investigar se há relação entre os procedimentos adotados para a avaliação e resultados de Gestão de Pessoas e resultados organizacionais, foi realizada uma pesquisa em duas etapas - a primeira, quantitativa, e a segunda, qualitativa - com as empresas constantes das 500 maiores empresas brasileiras em 2003, conforme publicado pela revista Exame em 2004. Os resultados da pesquisa sugerem que grande parte das maiores empresas brasileiras estão adotando programas estruturados para a avaliação de resultados em Gestão de Pessoas, mas que não, necessariamente contemplam todas as etapas necessárias para um processo completo de avaliação. Os resultados indicam, ainda, que há uma relação entre os procedimentos adotados para avaliação e resultados da Gestão de Pessoas, ou seja, há indicação de que quanto mais sofisticados forem os procedimentos para a avaliação de Gestão de Pessoas, melhores serão os resultados da Gestão de Pessoas, aqui mensurados como a avaliação da competência técnica para a realização do trabalho, das atitudes para a realização do trabalho, do comprometimento, da disposição para aprender, da facilidade de adaptação a situações novas e da contribuição para um bom ambiente de trabalho. Não foi encontrada relação entre os procedimentos de avaliação e Resultados Organizacionais, aqui mensurados como o índice de Faturamento/Patrimônio líquido ajustado, Lucro líquido/Patrimônio líquido ajustado e a Riqueza criada por empregado, conforme divulgados pela revista Exame. Os resultados reforçam, ademais, a necessidade de se tratar a Gestão de Pessoas de maneira mais integrada e sistêmica e apontam conceitos e relações que precisam ser melhor entendidos e que merecem, portanto, ser objeto de pesquisas futuras.
Título em inglês
Evaluation and measurement of results in people management and the relationship with organizational performance: a study with the largest Brazilian companies
Palavras-chave em inglês
Human resource management
Work performance
Resumo em inglês
The research on the theme of the evaluation and measurement in Human Resource Management has been growing consistently in the last two decades. This line of research main objective has been to investigate the relationship between HRM actions and organizational outcomes. The literature review of this research reveals a complex theme and that one issue deserves special attention - the conceptualization of HRM itself, a concept that may vary a lot among the various authors. And, although international literature has been growing, Brazilian studies in the subjecl are still scarce. Reporting the research findings of the biggest Brazilian companies, the present work intends to bring a contribution to this topic. The research general objective was to investigate HRM evaluation and measurement procedures being adopted by Brazilians biggest companies and to verify the existence of a relationhip between these evaluation procedures, in the one side, and HRM and organizationatinal outcomes, on the other. The field research was conducted in two phases: in first, questionnaires were sent to all private companies in the 2003 500 index, as published by Exame magazine; the second part consisted of a focus group, in which some specific topics were discussed. Research results suggest that a great number of companies are adopting structured HRM evaluation programs, but that these processes may not be complete. Findings also indicate a positive relationship between a more complete evalution process and HRM outcomes - HRM outcomes were considered to be the employees technical competency for the job, attitudes toward the job, the willingness to leam, the degree of commitment, the ability to adapt to new work situations and the contribution to a good working environment - , that is, the more complete and sofisticated HRM evaluation and measurement process, HRM outcomes seem to be better. No significant relationship was found between evaluation procedures and Organizational outcomes, measured by three indexes: Sales/Net Equity, Net Profit/NetEquity and the Wealth created by employee. These indexes are provided by the 500 Best edition of Exame magazine. Research results also show evidence that the concept of HRM needs to be considered in a more integrated and systemic manner and point some concepts and relationships that need to be better understood and that deserve further research effort.
 
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Data de Publicação
2022-02-10
 
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