• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2001.tde-09022022-114822
Document
Auteur
Nom complet
Maria Margarida Simão
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2001
Directeur
Jury
Mattar, Fauze Najib (Président)
Brito, Eliane Pereira Zamith
Toledo, Geraldo Luciano
Titre en portugais
A imagem corporativa das organizações (uma proposição conceitual revisionada)
Mots-clés en portugais
Administração
Estratégia(Marketing)
Imagem corporativa
Imagem(Organização)
Resumé en portugais
Este trabalho tem por objetivo ampliar o conhecimento a respeito de imagem corporativa das organizações, à partir da sua análise conceitual, propondo-se um novo modelo que incorpora o indivíduo como único detentor da imagem. Considerando-se a aparente superficialidade com que o tema tem sido tratado, ainda que dito estratégico, procurou-se buscar as origens da imagem na Filosofia, Psicologia, Sociologia e Semiologia, e sua posterior adoção ao campo organizacional, desde os primórdios do conceito de imagem corporativa aos tempos atuais. As relações da imagem com a informação e comunicação são igualmente apresentadas. Em se tratando de um assunto de grande complexidade, multidisciplinar, decidiu-se abordá-lo num estágio inicial, investigando-se as percepções salientes, entre profissionais de elevado nível de escolaridade na área de administração, em relação aos vários conceitos inerentes à imagem, imagem corporativa e organização considerados no modelo. Embora os resultados da amostra obtida não permitam extrapolações ou inferências estatísticas à população, eles oferecem subsídios ao modelo, sugerindo a necessidade de se dar maior atenção à teoria e à prática de imagem corporativa.
Titre en anglais
The corporate image of organizations: a revisionist conceptual proposition
Mots-clés en anglais
Administration
Corporate Image
Image(Organization)
Strategy(Marketing)
Resumé en anglais
The purpose of this dissertation is to expand the knowledge about corporate image from the standpoint of the conceptual analysis, suggesting a new model which includes the individual as the sole owner of the image. Considering the apparently superficial treatment given to the subject despite being called strategic, this study searched the origins of image in Philosophy, Psychology, Sociology and Semiology, and its further adoption by the organizational field from the introduction of corporate image concept until today. Images relationship with Information and communication is also presented herein. As this is a very complex multidisciplinary subject, the investigation was directed toward the first steps of identifying salient perceptions of highly educated professionals in Business Administration regarding the several concepts implied in the ideas of image, corporate image and organization described in the model. Even though no extrapolation or statistical inference to the population can be drawn from the sample, the results enlighten the model, suggesting that much more attention should be given to both corporate images theory and practice.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-02-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.