• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2001.tde-09022022-114822
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Margarida Simão
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2001
Director
Tribunal
Mattar, Fauze Najib (Presidente)
Brito, Eliane Pereira Zamith
Toledo, Geraldo Luciano
Título en portugués
A imagem corporativa das organizações (uma proposição conceitual revisionada)
Palabras clave en portugués
Administração
Estratégia(Marketing)
Imagem corporativa
Imagem(Organização)
Resumen en portugués
Este trabalho tem por objetivo ampliar o conhecimento a respeito de imagem corporativa das organizações, à partir da sua análise conceitual, propondo-se um novo modelo que incorpora o indivíduo como único detentor da imagem. Considerando-se a aparente superficialidade com que o tema tem sido tratado, ainda que dito estratégico, procurou-se buscar as origens da imagem na Filosofia, Psicologia, Sociologia e Semiologia, e sua posterior adoção ao campo organizacional, desde os primórdios do conceito de imagem corporativa aos tempos atuais. As relações da imagem com a informação e comunicação são igualmente apresentadas. Em se tratando de um assunto de grande complexidade, multidisciplinar, decidiu-se abordá-lo num estágio inicial, investigando-se as percepções salientes, entre profissionais de elevado nível de escolaridade na área de administração, em relação aos vários conceitos inerentes à imagem, imagem corporativa e organização considerados no modelo. Embora os resultados da amostra obtida não permitam extrapolações ou inferências estatísticas à população, eles oferecem subsídios ao modelo, sugerindo a necessidade de se dar maior atenção à teoria e à prática de imagem corporativa.
Título en inglés
The corporate image of organizations: a revisionist conceptual proposition
Palabras clave en inglés
Administration
Corporate Image
Image(Organization)
Strategy(Marketing)
Resumen en inglés
The purpose of this dissertation is to expand the knowledge about corporate image from the standpoint of the conceptual analysis, suggesting a new model which includes the individual as the sole owner of the image. Considering the apparently superficial treatment given to the subject despite being called strategic, this study searched the origins of image in Philosophy, Psychology, Sociology and Semiology, and its further adoption by the organizational field from the introduction of corporate image concept until today. Images relationship with Information and communication is also presented herein. As this is a very complex multidisciplinary subject, the investigation was directed toward the first steps of identifying salient perceptions of highly educated professionals in Business Administration regarding the several concepts implied in the ideas of image, corporate image and organization described in the model. Even though no extrapolation or statistical inference to the population can be drawn from the sample, the results enlighten the model, suggesting that much more attention should be given to both corporate images theory and practice.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-02-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.