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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2008.tde-08102008-100913
Documento
Autor
Nombre completo
Camila Gil
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Campomar, Marcos Cortez (Presidente)
Lamounier, Maria de Lourdes Bacha
Mattar, Fauze Najib
Título en portugués
Variáveis de decisão de marketing em serviços de demanda não desejada: dois casos no setor de seguros
Palabras clave en portugués
Decisão em marketing
Estudo de caso
Marketing de serviços
Resumen en portugués
O setor de serviços no Brasil vem crescendo desde a década de 80 e mostra-se como o setor da economia mais importante em países desenvolvidos. O estudo do marketing de serviços nos Estados Unidos e Europa para esse setor ganhou importância desde então, no entanto estudos realizados por acadêmicos brasileiros ainda são escassos. O objetivo desta dissertação foi estudar o gerenciamento das variáveis de decisão de marketing em serviços de demanda não desejada do ponto de vista conceitual e prático. Para tanto, realizou-se extensa fundamentação teórica sobre o gerenciamento de marketing de serviços, mais especificamente sobre as variáveis de decisão produto, preço, distribuição e comunicação, finalizando essa parte com uma análise critica dos serviços de demanda não desejada. Do ponto de vista prático, realizou-se uma pesquisa de cunho exploratório, utilizando o método do estudo de caso, com o intuito de gerar novas idéias sobre o tema. A pesquisa de campo compreendeu o estudo de duas empresas do setor de seguros, que geraram novas idéias sobre o tema central desta dissertação. As análises obtidas dos casos mostraram que as empresas têm consciência da natureza dos serviços que vendem. Na variável preço não é uma variável de diferenciação, já que os preços são extremamente regulamentados no mercado de seguros. A distribuição é feita de maneira semelhante nas duas organizações estudadas, ou seja, por parceiros de negócio e corretores, que tem o papel de vendas. Treinamentos e campanhas de incentivo absorvem a maior parte dos investimentos das empresas. Por fim, identificou-se que as empresas pesquisadas utilizam elementos de comunicação que ampliam a receptividade do consumidor, além de utilizarem as relações públicas e patrocínios como principais ferramentas de comunicação.
Título en inglés
Marketing decision variables in negative demand services: two case studies in the insurance industry
Palabras clave en inglés
Case study
Marketing decision
Services marketing
Resumen en inglés
The services industry in Brazil has been growing since the 80´s and is the most important industry in most developed economies. The study of services marketing in the United States and Europe has been becoming increasingly important ever since, however studies by Brazilian researchers are still scarce. The aim of this dissertation is to study the management of decision variables in marketing for negative demand services, both in a conceptual and practical perspective. With that purpose in mind, an extensive theoretical review about services marketing management was carried out, focusing particularly on decision variables related to price, product, distribution and communication and concluding with a critical analysis of negative demand services. From a practical perspective, an exploratory research using case studies was done. Thus, the field research comprised the study of two insurance companies and resulted in fresh ideas on the central subject of this dissertation. The resulting case analyses have shown that both studied companies are aware of the nature of the services they sell. The price variable is not a differentiation variable, since prices in the insurance industry are subjected to regulations. Distribution is similar on both companies and is executed by business partners and brokers that have in fact the sales role. In-house sales training and reward campaigns account for the majority of the investment expenses of the companies. Finally, it was evidenced that the studied companies use communication elements that increase consumers´ receptiveness to their products and employ public relations and sponsorships as their main communication tools.
 
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Fecha de Publicación
2008-10-10
 
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