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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-08052024-152816
Documento
Autor
Nome completo
Celmira Ulema Nahekele Alfonso Chipeio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Rodrigues Filho, Lino Nogueira (Presidente)
Machado, Jorge Americo Silva
Toledo, Geraldo Luciano
Título em português
A exportação como estratégia de entrada em mercados internacionais: um estudo multi-caso no setor siderúrgico
Palavras-chave em português
Composto de marketing
Estratégias de internacionalização
Exportação
Marketing internacional
Resumo em português
As tendências nos mercados globais apontam para um aumento nas atividades internacionais de negócios. Ante essa realidade, as empresas enfrentam o desafio de formular estratégias adequadas a fim de competir intemacionalmente. Este estudo teve como objetivo conhecer os fatores que podem conduzir a seleção das estratégias de internacionalização e as implicações da estratégia de exportação no composto de marketing. A revisão bibliográfica foi estabelecida mediante o levantamento da literatura sobre 05 principais aspectos do Marketing Internacional e Exportação. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e caracteriza-se como um estudo exploratório de múltiplos casos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas em três empresas do setor siderúrgico, escolhidas pelo seu desempenho, experiência e tempo de atuação no mercado internacional. A indústria siderúrgica por sua vez foi escolhida pela importância econômica, competitividade internacional e por ser um dos principais geradores de divisas para o Brasil. Os resultados indicam que existe uma convergência entre os fatores propostos pela literatura e os fatores que levam as empresas a adotarem suas estratégias de internacionalização. A análise, no entanto, permitiu identificar as exceções. Com relação às implicações das estratégias de exportação direta no composto de marketing, observaram-se pontos importantes, entre os quais: 1) ofertas de produtos com alto valor agregado; 2) maior comprometimento do fornecedor em termos de serviços e relacionamento com os clientes; 3) maior acesso a informações relacionadas aos preços em cada mercado; 4) maior controle e flexibilidade de fixar preços caso-a-caso; 5) facilidade na comunicação com os clientes; 6) canais de distribuição mais curtos.
Título em inglês
Expotation as an entry strategy for international markets: a multiple case study based on the steel industry
Palavras-chave em inglês
Expotation
International marketing
Internationalization strategies
Marketing mix
Resumo em inglês
Global market trends indicate an increase in intemational business activities. Companie; are therefore faced with the challenge of formulating adequate strategies in order to compete intemationally. This study is aimed at investigating the factors that influence the selection o: companies intemationalization strategies and the implications of an exportation strategy on the components of the marketing mix. The literature review was based on the main aspects of International Marketing and Exportation. This research is of a qualitative nature, and can be characterized as an exploratory study, based on multiple case studies. Personal interviews were conducted at three companies within the Steel industry, chosen by their outstanding performance, experience and operating period in foreign markets. The Steel industry was chosen due to its economical importance, intemational competitiveness and the fact that it is one of BraziTs main income generators. The research fmdings indicate a significant relation between the factors proposed in theory and the factors that influence the companies to adopt their intemationalization strategies. However, the analysis demonstrates a few exceptions. The results further illustrate important aspects regarding the implications of the exportation strategy on the components of the marketing mix such as: 1) product offers with greater added value; 2) greater supplier commitment in terms of Service and relationships with clients; 3) greater access to pricing related information in each market; 4) greater control and flexibility of fixing prices per individual client; 5) easier communication with clients; 6) shorter distribution channels, etc.
 
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Data de Publicação
2024-05-08
 
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