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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2020.tde-08042021-011316
Documento
Autor
Nome completo
Oscar do Amaral Adorno
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Nascimento, Paulo Tromboni de Souza (Presidente)
Facin, Ana Lucia Figueiredo
Germano, Edson Carlos
Gomes, Leonardo Augusto de Vasconcelos
Título em inglês
Business process changes on the implementation of artificial intelligence
Palavras-chave em inglês
Artificial intelligence
Business processes
Digital transformation
Implementation
Resumo em inglês
The process of digital transformation will affect all organizations. In businesses that have already started this process, artificial intelligence (AI) solutions have begun to appear. What are the current or incoming challenges and business process changes for Brazilian companies on this journey? Projects on digital transformation pose new challenges and cause organizational changes in business, operational and administrative processes. AI initiatives will have a competitive impact on organizations leading digital transformation. Our objective was to identify changes, potential effects, and impacts of AI technologies on business processes, transformation dynamics, organizational structures, and management. This qualitative research examined the cases of five large companies: four multinational subsidiaries based in Brazil and one Brazilian company. Their industries were telecom & technology, professional services, logistics services, chemistry, and financial services. These companies have been engaged in a long-term digital transformation and AI implementation. Different companies have distinct organizational structures for portfolio management and project implementation. Their challenges and changes were identified through content analysis with a semi-structured interview protocol. Publicly available data and data provided by the companies were collected. The main reported challenges were prioritization and selection of AI projects, lack of people with the required abilities, change management issues, cultural resistance, and integration with existing processes and systems. The most affected business processes were assistance services: external (customers) and internal relationships (employees) and process of internal activities (document analysis, health, and fiscal and supplier registration). Improving professional and academic work in this field has great relevance at this moment, as professionals and scholars have begun to understand the transformative potential of AI technologies in our society.
Título em português
As mudanças de processos de negócio na implementação de inteligência artificial
Palavras-chave em português
Implementação
Inteligência artificial
Processos de negócios
Transformação digital
Resumo em português
O processo de transformação digital é um fenômeno que afetará todas as organizações. Nas empresas que já iniciaram a transformação digital começam a aparecer soluções de Inteligência Artificial (IA). Quais os desafios e mudanças de processos se vislumbram ou já estão em andamento em empresas brasileiras nesse campo? Projetos dessa natureza promovem novos desafios e geram mudanças organizacionais nos processos de negócio, operacionais e administrativos. As iniciativas de IA apresentarão um impacto competitivo nas organizações líderes em transformação digital. Nosso objetivo foi a identificação de mudanças, potenciais efeitos e impactos das tecnologias de IA nos processos de negócios, dinâmica das transformações, estruturas organizacionais e administração. Esta pesquisa qualitativa examinou casos de cinco grandes empresas: quatro subsidiárias multinacionais sediadas no Brasil e uma empresa brasileira. Seus setores são de telecomunicações e tecnologia, serviços profissionais, serviços de logística, produtos químicos e serviços financeiros. As empresas estão engajadas em uma transformação digital de longo prazo e na implantação da IA. Diferentes empresas têm estruturas organizacionais distintas para gerenciamento de portfólio e implementação de projetos de IA. Seus desafios e mudanças foram identificados por meio da análise de conteúdo com protocolo de entrevista semiestruturada. Foram coletados dados publicamente disponíveis e dados fornecidos pelas empresas. Os principais desafios relatados foram priorização e seleção de projetos de IA, falta de pessoas com as competências necessárias, problemas relacionados a gestão da mudança, resistência cultural e integração com processos e sistemas existentes. Os processos de negócios mais afetados abrangem os serviços de atendimento tanto externo (clientes) como interno (funcionários) e processos de atividades internas (análise de documentos, saúde, fiscal e cadastro de fornecedores). O avanço do trabalho profissional e acadêmico nesse campo tem grande relevância neste momento, pois profissionais e acadêmicos estão começando a compreender o potencial transformador das tecnologias de IA em nossa sociedade.
 
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Data de Publicação
2021-05-20
 
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