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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.12.2009.tde-07102009-121850
Documento
Autor
Nombre completo
Fábio Ogawa Hashimoto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Marinho, Bernadete de Lourdes (Presidente)
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
Russo, Ewaldo Mario Kuhlmann
Título en portugués
A influência dos fatores estratégicos no desenho do sistema de gestão de custos em entidades fundacionais
Palabras clave en portugués
Administração estratégica
Administração estratégica de custo
Fundação
Terceiro setor
Resumen en portugués
O presente trabalho tem o objetivo de investigar a influência dos fatores estratégicos no desenho do sistema de gestão estratégica de custos em uma entidade fundacional. Para melhor compreender as especificidades das fundações, desenvolve-se um referencial teórico sobre suas principais características: patrimônio, fontes de recursos e estrutura de governança. Em seguida, tratou-se dos fatores estratégicos nestas organizações, com base no referencial teórico sobre a formulação e a implementação de estratégias de Almeida (2003). Sobre a Gestão Estratégica de Custos, apresenta-se a conceituação de artefatos de gestão de custo proposta por Soutes (2006), na qual os seus arranjos determinam o desenho do sistema de gestão de custos. Apresenta-se então um estudo de caso, de cunho exploratório, aplicado à Fundação Instituto de Administração, fundação privada que atua na área de educação, pesquisa e extensão no Estado de São Paulo. A aplicação do estudo de caso se deu através de entrevistas pessoais realizadas junto ao Diretor Financeiro e ao Gerente de Orçamento e Controle da fundação, e permitiu o levantamento de insights sobre os fatores estratégicos que determinaram a seleção dos artefatos de gestão de custo dentro do sistema de gestão de custos da organização nos últimos anos. Conclui-se então que alterações no sistema de gestão de custos devem ocorrer tão somente quando ocorrerem revisões no posicionamento estratégico da organização. Além disso, conclui-se que as fundações privadas devem perseguir princípios fundamentais de sustentabilidade e transparência a fim de garantir o atingimento a seus objetivos sociais. Finalmente, sugere-se que testes sejam realizados para adaptar o modelo de cadeia de valor de Porter (1985) para uma melhor aplicação a fundações privadas.
Título en inglés
The influence of strategic factors in the design of management system cost to entities foundational
Palabras clave en inglés
Foundation
Strategic management
Strategic management of cost
Third Sector
Resumen en inglés
This main goal of this study is to investigate the influence of strategic factors in the conception of the strategic cost management system in a foundational entity. To better understand the specificities of foundations, a theorical referential on its mains aspects is developed: patrimony, resource sources and governance structure. After that, strategic factors were considered on these organizations, based on Almeidas´s theorical referential (2003) about strategy formulation and implementation. Concerning strategic management cost, it´s presented Soutes´ definition (2006) of management cost tools, in which its arrangements/fits are responsible for the conception of the Strategic Cost Management system. Then, this study presents an exploratory case study applied on Fundação Instituto de Administração, a private foundation that works on education, research and extension on the state of São Paulo. The application of the case study was made personally by the researcher with the Finance Director and Budget and Finance Manager of the foundation, and managed to contribute with insights about strategic factors that were considered in the management cost tools selection for the strategic cost management system in the last years. One may conclude that cost management system changes must occur only when strategic positioning changes happen. Besides, as a conclusion, private foundations must follow fundamental principles of sustainability and transparency so that they can assure their social main goals are met. Finally, it suggests that tests may be done in order to adapt Porter´s value chain model (1985) to a better functioning in private foundations.
 
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Fecha de Publicación
2009-10-15
 
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