• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2020.tde-07072020-190131
Document
Auteur
Nom complet
Tainá Fernandes de Brito
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Fouto, Nuno Manoel Martins Dias (Président)
Angelo, Claudio Felisoni de
Favero, Luiz Paulo Lopes
Saito, André Taue
Titre en portugais
Precificação de atributos com modelos hierárquicos lineares: uma aplicação ao mercado brasileiro de motocicletas populares
Mots-clés en portugais
Brasil
Motocicletas
Preços hedônicos
Varejo
Resumé en portugais
Assumindo que motocicletas são bens heterogêneos, constituídos por múltiplos atributos que fornecem utilidade aos consumidores (LANCASTER, 1966), esta pesquisa buscou revelar os preços implícitos (ROSEN, 1974) dos atributos das motocicletas populares comercializadas no mercado brasileiro entre 2015 e 2018. A partir de dados da Tabela FIPE e de informações disponíveis nos manuais de proprietário disponibilizados pelos fabricantes, foi criada uma base de dados com 61 versões de motocicletas (que correspondem a 23 modelos de motocicletas). As trajetórias individuais dos preços reais destas motocicletas (de janeiro/2015 a dezembro/2018) foram estimadas por modelos hierárquicos lineares com medidas repetidas. O modelo final, que conta com efeitos aleatórios de intercepto e efeitos aleatórios de inclinação, revela as semi-elasticidades de quatro atributos relevantes das motocicletas populares: marca, categoria, sistema de partida e tipo de freio dianteiro.
Titre en anglais
Attribute pricing using hierarchical linear models: an application to the popular motorcycles market in Brazil
Mots-clés en anglais
Brazil
Hedonic price method
Motorcycles
Retail
Resumé en anglais
Assuming that motorcycles are heterogeneous goods, which possess multiple attributes that yield utility to consumers (LANCASTER, 1966), this research sought to reveal the implicit prices (ROSEN, 1974) of popular motorcycles' relevant attributes. Using data from Tabela FIPE and information available in owner's manuals provided by the manufacturers, a database with 61 motorcycle versions (grouped into 23 motorcycle models) was created. The estimation of linear hierarchical models with repeated measures identified individual trajectories for the real prices of these motorcycles (from January/2015 to December/2018). The final model, which incorporates random-intercept effects and random-slope effects, reveals the semi-elasticities of four relevant attributes: brand, category, start system, and type of front brakes.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
CorrigidaTaina.pdf (2.46 Mbytes)
Date de Publication
2020-07-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.