• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2020.tde-07072020-190131
Documento
Autor
Nome completo
Tainá Fernandes de Brito
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Fouto, Nuno Manoel Martins Dias (Presidente)
Angelo, Claudio Felisoni de
Favero, Luiz Paulo Lopes
Saito, André Taue
Título em português
Precificação de atributos com modelos hierárquicos lineares: uma aplicação ao mercado brasileiro de motocicletas populares
Palavras-chave em português
Brasil
Motocicletas
Preços hedônicos
Varejo
Resumo em português
Assumindo que motocicletas são bens heterogêneos, constituídos por múltiplos atributos que fornecem utilidade aos consumidores (LANCASTER, 1966), esta pesquisa buscou revelar os preços implícitos (ROSEN, 1974) dos atributos das motocicletas populares comercializadas no mercado brasileiro entre 2015 e 2018. A partir de dados da Tabela FIPE e de informações disponíveis nos manuais de proprietário disponibilizados pelos fabricantes, foi criada uma base de dados com 61 versões de motocicletas (que correspondem a 23 modelos de motocicletas). As trajetórias individuais dos preços reais destas motocicletas (de janeiro/2015 a dezembro/2018) foram estimadas por modelos hierárquicos lineares com medidas repetidas. O modelo final, que conta com efeitos aleatórios de intercepto e efeitos aleatórios de inclinação, revela as semi-elasticidades de quatro atributos relevantes das motocicletas populares: marca, categoria, sistema de partida e tipo de freio dianteiro.
Título em inglês
Attribute pricing using hierarchical linear models: an application to the popular motorcycles market in Brazil
Palavras-chave em inglês
Brazil
Hedonic price method
Motorcycles
Retail
Resumo em inglês
Assuming that motorcycles are heterogeneous goods, which possess multiple attributes that yield utility to consumers (LANCASTER, 1966), this research sought to reveal the implicit prices (ROSEN, 1974) of popular motorcycles' relevant attributes. Using data from Tabela FIPE and information available in owner's manuals provided by the manufacturers, a database with 61 motorcycle versions (grouped into 23 motorcycle models) was created. The estimation of linear hierarchical models with repeated measures identified individual trajectories for the real prices of these motorcycles (from January/2015 to December/2018). The final model, which incorporates random-intercept effects and random-slope effects, reveals the semi-elasticities of four relevant attributes: brand, category, start system, and type of front brakes.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
CorrigidaTaina.pdf (2.46 Mbytes)
Data de Publicação
2020-07-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.