• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2020.tde-07072020-190131
Documento
Autor
Nombre completo
Tainá Fernandes de Brito
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Fouto, Nuno Manoel Martins Dias (Presidente)
Angelo, Claudio Felisoni de
Favero, Luiz Paulo Lopes
Saito, André Taue
Título en portugués
Precificação de atributos com modelos hierárquicos lineares: uma aplicação ao mercado brasileiro de motocicletas populares
Palabras clave en portugués
Brasil
Motocicletas
Preços hedônicos
Varejo
Resumen en portugués
Assumindo que motocicletas são bens heterogêneos, constituídos por múltiplos atributos que fornecem utilidade aos consumidores (LANCASTER, 1966), esta pesquisa buscou revelar os preços implícitos (ROSEN, 1974) dos atributos das motocicletas populares comercializadas no mercado brasileiro entre 2015 e 2018. A partir de dados da Tabela FIPE e de informações disponíveis nos manuais de proprietário disponibilizados pelos fabricantes, foi criada uma base de dados com 61 versões de motocicletas (que correspondem a 23 modelos de motocicletas). As trajetórias individuais dos preços reais destas motocicletas (de janeiro/2015 a dezembro/2018) foram estimadas por modelos hierárquicos lineares com medidas repetidas. O modelo final, que conta com efeitos aleatórios de intercepto e efeitos aleatórios de inclinação, revela as semi-elasticidades de quatro atributos relevantes das motocicletas populares: marca, categoria, sistema de partida e tipo de freio dianteiro.
Título en inglés
Attribute pricing using hierarchical linear models: an application to the popular motorcycles market in Brazil
Palabras clave en inglés
Brazil
Hedonic price method
Motorcycles
Retail
Resumen en inglés
Assuming that motorcycles are heterogeneous goods, which possess multiple attributes that yield utility to consumers (LANCASTER, 1966), this research sought to reveal the implicit prices (ROSEN, 1974) of popular motorcycles' relevant attributes. Using data from Tabela FIPE and information available in owner's manuals provided by the manufacturers, a database with 61 motorcycle versions (grouped into 23 motorcycle models) was created. The estimation of linear hierarchical models with repeated measures identified individual trajectories for the real prices of these motorcycles (from January/2015 to December/2018). The final model, which incorporates random-intercept effects and random-slope effects, reveals the semi-elasticities of four relevant attributes: brand, category, start system, and type of front brakes.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
CorrigidaTaina.pdf (2.46 Mbytes)
Fecha de Publicación
2020-07-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.