Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2004.tde-06122021-111129
Documento
Autor
Nombre completo
Carlos Fernandes da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Sbragia, Roberto (Presidente)
Rozenfeld, Henrique
Yu, Abraham Sin Oih
Título en portugués
A adoção de uma nova tecnologia no desenvolvimento de novos produtos e processos: o caso da tecnologia de realidade virtual
Palabras clave en portugués
Gestão de projetos
Produtos novos
Realidade Virtual
Resumen en portugués
É consenso geral que o nível de competitividade no mercado está cada vez mais acirrado, que os produtos ofertados são a cada dia mais parecidos entre si, que o consumidor está mais consciente de seus direitos e que as empresas buscam alternativas para tomarem-se mais competitivas em todos os aspectos por meio de fusões, acordos, transferência tecnológica e outros. Nesse mercado, verdadeiramente implacável, a competitividade, que antes era vista como parâmetro de produtividade, passou agora a ser considerada em todas as fases do fluxo industrial e comercial de um produto. Também é de conhecimento geral que a incessante evolução tecnológica associada a esse crescimento competitivo tem provocado uma redução no ciclo de vida dos produtos, obrigando as empresas a atualizarem seus respectivos portfólios com maior frequência, e a adotarem estratégias competitivas mais ousadas a cada dia. Novas ferramentas que visam ganhar tempo de desenvolvimento, reduzir custos e investimentos, enfim, incrementar a eficácia de um projeto, estão sendo aplicadas com mais intensidade. É justamente sobre a adoção de uma dessas tecnologias que este trabalho irá tratar. Uma das mais recentes ferramentas que está sendo difundida e adotada por empresas de ponta é a tecnologia de realidade virtual, que, integrada ao processo de desenvolvimento de produtos promete, ser uma influência ímpar e poderosa na performance de novos projetos, podendo contribuir de forma intensa nas varias fases do fluxo de desenvolvimento de produtos. O objetivo central deste estudo é apresentar, por meio de um estudo de caso em uma empresa de alta tecnologia e valor agregado do mercado brasileiro e que já adotou esta ferramenta há mais de dois anos, quais foram os impactos da adoção da realidade virtual (RV) na performance do desenvolvimento de novos produtos, quais os potenciais de utilização dessa tecnologia e como ela pode influenciar o processo de gerenciamento de projetos de uma maneira geral
Título en inglés
The adoption of a new technology in the development of new products and processes: the case of virtual reality technology
Palabras clave en inglés
New products
Project management
Virtual reality
Resumen en inglés
It is well known that market competitiveness is getting harder and harder, that goods are becoming more similar among themselves and that customers are aware of their rights. Also, industries search altematives to face this competitiveness, like joint ventures, agreements, know how exchange, etc. For the current demanding marketing, competitiveness, formerly considercd as productivity Standard, now is taken into consideration in every step of a product industrial and commercial flow. The steady technological evolution associated to the competitiveness growing up have shortened the product life time in the market, leading manufacturers to update portfolios more often as well as to adopt daring strategies. New tooling have been used more intensively to reduce the project time development, to cut off costs and investment expenditures in order to improve the project efficiency. This asset aims to discuss the adoption of one of those technical strategies: The ultimate tool widely spread all over top manufacturers is the virtual reality technology, which, associated to the product development process seems to be a unique and powerfull influence on the new projects performance, also being able to contribute intensively on the various steps of the product development flow. The main purpose of this research is to show through a study case in a brazilian high tech and valor agregado company, which has already applied this tool for more than two years, what are the impacts of the virtual reality adoption (VR) in the performance of the new product development, what are the technology usage potentials and how they can influence in the project management process
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-12-06