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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.12.2014.tde-06032014-163455
Documento
Autor
Nombre completo
Ailton Conde Jussani
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Vasconcellos, Eduardo Pinheiro Gondim de (Presidente)
Grisi, Celso Claudio de Hildebrand e
Nemoto, Miriam Christi Midori Oishi
Wright, James Terence Coulter
Zilber, Silvia Novaes
Título en portugués
Internacionalização e marketing: fatores de influência na decisão sobre customização de produtos
Palabras clave en portugués
Customização de produtos
Desenvolvimento de produtos
Internacionalização de empresas
Marketing internacional
Tomada de decisão
Resumen en portugués
Inovação em produtos e processos pode ser a diferença entre sucesso e fracasso para vender produtos em outros países. Dentro desta perspectiva, a gestão tecnológica destaca-se como uma alternativa, de menor custo e mais rápida, de customizar produtos para novos mercados. O estudo sobre a decisão de customizar produtos nos mercados internacionais é especialmente importante para as organizações que decidem abrir uma subsidiária em outro país, mediante aquisição de uma empresa ou construção de suas próprias instalações. Qualquer que seja a decisão, a empresa fica exposta a riscos internacionais além de elevados custos; resultando na necessidade de diluí-los em âmbito global. Nesse contexto, existe a necessidade da empresa decidir quais produtos deverá customizar para o país em questão e quais produtos ela deverá padronizar, tendo em vista as vendas para outros países. O objetivo geral desta pesquisa é identificar, na função marketing de empresa internacionalizada, os fatores de influência relacionados com decisões sobre customização de produtos industriais e produtos de consumo para um determinado país. Dentro desta perspectiva, elaborou-se uma revisão da literatura sobre os temas: internacionalização, marketing internacional, decisões sobre customização de produtos e fatores de customização de produtos - base para a fundamentação teórica. Quanto aos aspectos metodológicos, em uma primeira fase qualitativa foram realizados quatro estudos de caso de caráter exploratório - duas empresas americanas e duas empresas europeias. Como resultado, elaborou-se um ranking de fatores considerados essenciais na decisão sobre customização de produtos: 1º Características do cliente (B2B)/consumidor (B2C); 2º Retorno sustentável sobre o investimento; 3º Lucro sustentável; 4º Exigências legais; 5º Vendas de outros produtos do portfólio; 6º Diferenças no clima. Na segunda fase quantitativa, elaborou-se uma survey, aplicada pela internet, resultado do levantamento empírico do estudo de casos. Como consequência, foram obtidos 123 registros válidos de uma amostra não probabilística intencional. Os resultados sugerem diferenças no ranking dos fatores de influência na decisão sobre customização de produtos. Outros achados advindos da pesquisa: fatores ligados à logística de distribuição de produtos tangíveis devem ser considerados na decisão sobre customização; tanto em mercados B2B, quanto em mercados B2C, produtos tangíveis possuem grande carga de serviços associados. Espera-se, com estes resultados, um avanço na contribuição para estudos futuros em decisão sobre customização de produtos.
Título en inglés
Internationalization and marketing: factors of influence in decision on products customization
Palabras clave en inglés
Decision making
International marketing
Internationalization
Product customization
Product development
Resumen en inglés
Innovation in products and processes can be the difference between success and failure to sell products in other countries. Within this perspective, technology management is highlighted as an alternative, less expensive and faster, to customize products for new markets. The study on the decision to customize products in international markets is especially important for organizations that decide to open a subsidiary in another country by way of purchasing a business or building their own facilities. Whatever the decision, the company is exposed to international risks and high costs; which leads to reduce them on global basis. In this context, a company needs to decide which products to customize for the country in question and which products to standardize for sale other countries. The overall objective of this research is to identify, with respect to the marketing activities of an international company, the factors that influence decisions related to the customization of industrial products and of consumer products for a particular country. Thus, a literature review gathered information on the topics of: internationalization, international marketing, decision on product customization and product customization factors - the theoretical basis for the research. Regarding the methodological aspects, in the qualitative first phase, were conducted four exploratory case studies, at two American companies and two European companies. As a result, it was elaborated a ranking of factors considered essentials in deciding on customization of products: 1st Characteristics of the customer (B2B) / consumer (B2C); 2nd Sustainable Return On Investment; 3rd Sustainable income; 4th Legislative requirements; 5th Other products sales in the portfolio; 6th Differences in weather. Subsequently, the quantitative second phase, based on the empirical case studies, a survey was elaborated and applied online. As a result of the online survey, it was obtained 123 valid records of a willful non-probability sampling. The results have suggested differences in the factors of influence in decision on product customization ranking. Other findings have derived from research: factors related to the distribution logistics of tangible products should be considered in deciding customization; tangible products have great load of associated services, both B2B and B2C markets. It is expected from these results, a step forward in contributing to future studies about decision on product customization.
 
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Fecha de Publicación
2014-03-12
 
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