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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2020.tde-06022020-180025
Documento
Autor
Nome completo
Celeste de Arantes Lazzerini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Hourneaux Junior, Flávio (Presidente)
Carvalho, Marly Monteiro de
Jabbour, Ana Beatriz Lopes de Sousa
Piao, Roberta de Castro Souza
Título em português
Modelos de negócios circulares: um estudo de micro e pequenas empresas no varejo de moda brasileiro
Palavras-chave em português
Economia Circular
Moda
Modelo de Negócios
Modelo de Negócios Circulares
Sustentabilidade
Resumo em português
A Economia Circular propõe a conciliação entre iniciativas de preservação ambiental e desenvolvimento econômico por meio do design de estratégias de processos, produtos e negócios que promovam a recirculação de materiais e recursos, ou a extensão de sua utilidade e eficiência. Há um crescente interesse acadêmico sobre o tema e como ele pode ser utilizado na prática pelas organizações; para este trabalho o enfoque será a discussão sobre como o conceito é inserido no modelo de negócios de empresas. Desta maneira, pautada em estudos anteriores sobre padrões de modelos de negócios circulares, o objetivo geral da pesquisa é compreender como práticas da economia circular são incorporadas aos modelos de negócio de micro e pequenas empresas do varejo de moda no Brasil. Especificamente, o trabalho visa identificar padrões de modelos de negócios circulares no varejo de moda brasileiro, e compreender os facilitadores e barreiras para a implementação deste tipo de modelo de negócio no setor. A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa qualitativa "básica", tendo utilizado como técnicas de coleta de dados a análise de documental, observações de campo e, em especial, entrevistas semi-estruturadas com onze fundadores e gestores de micro e pequenas empresas do setor de varejo de moda com iniciativas e comunicação voltadas para a sustentabilidade. Foi criado um modelo de classificação de aderência das empresas aos modelos de negócio circular propostos por Lüdeke-Freund, Gold e Bocken (2018) para possibilitar a análise aprofundada de cada uma das empresas estudadas. O trabalho contribuiu para reduzir a distância entre teoria e sua aplicação prática no mercado. No âmbito acadêmico, os principais resultados são: a) a apresentação de exemplos de modelos de negócios circulares; b) a criação de proposta para critério de aderência da empresa aos padrões de modelo de negócio circular; c) a identificação do vínculo direto entre o padrão de modelo de extensão do ciclo de vida com o design de produto; d) a identificação de divergência no uso do conceito upcycling pela literatura face a como é feito no mercado; e) a identificação da restrição dos padrões à problemática ambiental e econômica versus a forte presença do impacto social como proposição de valor em algumas das empresas estudadas. No âmbito gerencial, a pesquisa apoia empreendedores e empresas que querem criar ou estão no início do desenvolvimento deste tipo de modelo no setor, uma vez que a compilação dos facilitadores e barreiras pode favorecer a continuidade do negócio a partir da inclusão destes riscos no seu planejamento prévio.
Título em inglês
Circular business models: a study of micro and small fashion retail companies in Brazil
Palavras-chave em inglês
Business models
Circular business models
Circular economy
Fashion
Sustainability
Resumo em inglês
The Circular Economy suggests a matching between environmental conservation initiatives and economic development by designing process, product and business strategies that promote the recirculation of materials and resources, or an extension of their utility and efficiency. There is a growing academic interest on the subject and how it can be used in practice by organizations; in this paper, the focus of discussion is on how the concept is embedded in the companies' business model. Thus, based on previous studies on circular business models patterns, the general objective of the research is to understand how circular economy practices are incorporated into the business models of micro and small fashion retail companies in Brazil. Specifically, this work aims to identify circular business models patterns in the Brazilian fashion retail, and to comprehend the facilitators and barriers for implementing this type of business model in the industry. The research was conducted through a qualitative "basic" research and made use of the following data collection techniques: documental analysis, field observations and, specially, semi-structured interviews with eleven founders and managers of micro and small companies from the fashion retail with initiatives and communication focused on sustainability. It was created a model for classifying companies' adherence to the circular business models proposed by Lüdeke-Freund, Gold and Bocken (2018), enabling in-depth analysis of each company studied. The research contributed to reducing the distance between theory and its practical implication. In the academic field, the main results are: a) the presentation of examples for circular business models; b) the creation of a model for companies' adherence criteria to circular business models; c) identifying the direct link between the lifecycle extension model pattern and product design; d) identifying divergences on the use of "upcycling" concept by the literature compared to how it is in practice; e) identifying patterns' restriction to environmental and economic issues versus the strong presence of social impact as a value proposition in some of the companies studied. In terms of managerial contributions, the research supports entrepreneurs and companies that intend to create or are at the beginning of the development of this type of business model, since the compilation of facilitators and barriers can favor business continuity by including these risks in the preliminary planning.
 
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CorrigidoCeleste.pdf (4.63 Mbytes)
Data de Publicação
2020-02-17
 
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