• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2012.tde-06022013-162158
Documento
Autor
Nome completo
Flavio de Moraes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Machado Filho, Cláudio Antonio Pinheiro (Presidente)
Coimbra, Fábio Claro
Martelanc, Roy
Título em português
Comunicação nos processos de gestão de risco corporativo na BM&FBOVESPA
Palavras-chave em português
Comunicação
Governança corporativa
Risco
Resumo em português
Este trabalho aborda como é estruturada a comunicação nos processos de gestão de risco corporativo para identificar como é realizado o alinhamento das informações e percepções sobre riscos entre a gestão, conselho de administração e demais públicos interessados. Foi realizada revisão da literatura sobre Governança Corporativa, Gestão de Riscos, Gestão de Riscos Corporativos e Comunicação sobre riscos. Devido à escassez de estudos relacionados ao tema esta pesquisa possui caráter exploratório e foi utilizado o método de estudo de caso. Devido às limitações do método utilizado, as principais contribuições da pesquisa são evidências que apontam para o papel da gestão de risco corporativo como complementar à gestão de risco em silos, para a parceria entre especialistas e não especialistas em gestão de risco como fator que influencia na qualidade dos processos e da comunicação sobre riscos, bem como possíveis fatores que influenciam na formação e manutenção desta relação de parceria, além de evidências da presença de pessoas com experiência em gestão de riscos e nas atividades da empresa como possível fator que afetar a relação entre especialistas e não especialistas em gestão de riscos e a qualidade dos processos de gestão de risco.
Título em inglês
Communication in corporate risk management process in BM&FBOVESPA
Palavras-chave em inglês
Corporate governance
Enterprise risk management
Risk communication
Resumo em inglês
This paper discusses how communication in enterprise risk management is structured to identify how managers, board member and other stakeholders align information and perceptions about risks. The literature review covers Corporate Governance, Risk Management, Enterprise Risk Management and Communication about risks. Due to the limitations of the method used in this research the main contributions are evidences pointing to the role of corporate risk management as complementary to the risk management silo approach, the partnership between specialists and non specialists in risk management as a factor that influences quality of processes and communication about risks and factors that might influence the formation and maintenance of this partnership relationship as well evidences of the presence of people with experience in risk management and the company's activities as a possible factor affecting the relationship between experts and nonexperts in risk management and the quality of risk management processes.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
FlaviodeMoraesVC.pdf (1.59 Mbytes)
Data de Publicação
2013-02-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.