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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-05102022-151456
Document
Auteur
Nom complet
Guilherme de Farias Shiraishi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2005
Directeur
Jury
Campomar, Marcos Cortez (Président)
Alvarez, Francisco Javier Sebastian Mendizabal
Costa, André Lucirton
 
Titre en portugais
Das atividades de marketing em organizações privadas sem fins lucrativos: um estudo exploratório em associações e fundações ambientalistas
Mots-clés en portugais
Empresas não-lucrativas
Marketing
Marketing - Atividade
Resumé en portugais
A presente dissertação teve como objetivo identificar e estudar as atividades de marketing em organizações privadas sem fins lucrativos. Para atingir a primeira parte deste objetivo, identificar estas atividades de marketing, buscou-se uma revisão bibliográfica sobre as atividades de marketing e descreveu-se de modo breve as características destas organizações privadas no Brasil. As atividades de marketing voltadas para organizações privadas sem fins lucrativos foram consideradas semelhantes àquelas relatadas na literatura voltada para empresas e se configuraram em cinco grupos de atividades: organização de marketing; sistema de informações de marketing; segmentação de marketing; composto de marketing e planejamento de marketing. Por outro lado, a revisão bibliográfica indicou a existência de particularidades. A função do marketing, nestas organizações, não se limita às atividades fins de alocação de recursos, mas possuem um papel ativo na atração e retenção de recursos financeiros, materiais e humanos. Além disto, foram relatadas características distintas destas atividades principalmente na captação de recursos e na oferta de propostas de mudança do comportamento social. Como meio de alcançar a segunda parte do objetivo da dissertação, estudar as atividades de marketing, considerando as limitações imposta pelo problema apresentado e de recursos do pesquisador, foi realizado um trabalho empírico de caráter exploratório e qualitativo. A pesquisa realizada utilizou-se do método do estudo de caso e se delimitou a três casos em organizações ambientalistas privadas sem fins lucrativos: Fundação Ondazul, Instituto Sea Shepherd Brasil e Fundação Pró-TAMAR. As análises obtidas dos casos mostraram diferentes graus de execução das atividades de marketing nestas organizações e a ausência de seu uso pleno e intencional. Por fim, as análises realizadas trouxeram novos insights para possíveis estudos futuros sobre como estas atividades podem ser realizadas nas organizações privadas sem fins lucrativos.
 
Titre en anglais
On marketing activities in private non-profit organizations: an exploratory study in environmental associations and foundations
Mots-clés en anglais
Marketing
Marketing - Activity
Non-profit enterprises
Resumé en anglais
The present dissertation had as objective to identify and study the marketing activities in private non-profit organizations. To reach the first part of this objective, identify these marketing activities, a bibliographic revision concerning the marketing activities was searched and in a brief way the characteristics of these private organizations from Brazil were described. The marketing activities pointed to the private non-profit organizations was considered similar to those referred to in the literature for companies and are configured in five activity groups: marketing organization; marketing Information system; marketing segmentation; marketing mix and marketing planning. On the other hand the bibliographic revision indicated the existence of peculiarities. The function of the marketing in these organizations doesnt limit itself to end activities ofresource allocation, but they have an active paper in the attraction and retaining of financial, material and human resources. Beyond this were also mentioned distinct characteristics of these activities mainly in fund raising and the offer of proposals to change social behaviors. As a way of achieving the second part ofthe dissertations objective, study the marketing activities, considering the limitations imposed by the problem presented and the researchers resources, an empiric work was done with exploratory and qualitative character. The research made utilized the Case Study method and delimited itself to three private environmentalist non-profit organizations: Ondazul Foundation, Sea Shepherd Brazil Institute and Pró-TAMAR Foundation. The analyses obtained from the cases show dijferent degrees of marketing activitys execution in these organizations and the absence of its absolute and intentional use. At last, the analyses made brought new insights for possible future studies about how these activities can be made in private non-profit organizations.
 
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Date de Publication
2022-10-05
 
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