• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2000.tde-05092023-145606
Documento
Autor
Nombre completo
Newton Siqueira da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2000
Director
Tribunal
Mattar, Fauze Najib (Presidente)
Meirelles, Fernando de Souza
Minciotti, Silvio Augusto
Título en portugués
Contribuição para a avaliação da eficácia dos sistemas de informações de marketing: uma pesquisa exploratória
Palabras clave en portugués
Marketing - Sistemas da informação
Resumen en portugués
O assunto Sistemas de Informação de Marketing tem sido bastante explorado nos últimos trinta anos. Contudo, no que se refere à avaliação da eficácia destes Sistemas, pouco se tem feito. Ao tratar este assunto em profundidade, esta dissertação procurou verificar a adequação do uso de medidas perceptuais para efetuar a avaliação da eficácia dos Sistemas de Informação de Marketing. Após obter a fundamentação teórica necessária, partiu-se para a construção de um instrumento que efetua a avaliação da eficácia dos Sistemas de Informação de Marketing com base em medidas da satisfação dos usuários e da eficácia percebida por eles com relação à obtenção de resultados organizacionais. Este instrumento foi refinado e validado em um estudo de caso realizado em dois estágios. O primeiro estágio serviu-se das técnicas de focus group e de entrevista em profundidade para refinar o instrumento construído a partir da teoria. No segundo estágio, efetuou-se a aplicação piloto do instrumento em uma pesquisa de campo realizada junto a Empresa objeto do estudo de caso. Através desta pesquisa de campo foi possível a avaliação da adequação do instrumento em situações de pesquisa do mundo real.
Título en inglés
Contribution to the evaluation of the effectiveness of marketing information systems: an exploratory research
Palabras clave en inglés
Marketing - Information Systems
Resumen en inglés
The subject Marketing Information Systems has been widely studied in the last thirty years. But, about the effectiveness of these Systems, little has been done. Studying this subject in depth, this dissertation tried to verify how suitable is the use of perceptuals measurements for evaluating the effectiveness of the Marketing Information Systems. After getting the enough theoretical foundation, one started the construction of a instrument that makes the evaluation of Marketing Information Systems effectiveness using measures of users satisfaction and measures of effectiveness perceived by them towards the acquisition of organizational results. This instrument was refined and validated in a case study executed in two stages. The first stage used focus group and interview in depth techniques for refining the instrument emerged from the theory. In the second stage, a pilot application was done in the Company that participated of the case study. Through this field research was possible the evaluation of how suitable the instrument is in researches situations of the real world.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-09-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.