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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2000.tde-05092023-145606
Documento
Autor
Nome completo
Newton Siqueira da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2000
Orientador
Banca examinadora
Mattar, Fauze Najib (Presidente)
Meirelles, Fernando de Souza
Minciotti, Silvio Augusto
Título em português
Contribuição para a avaliação da eficácia dos sistemas de informações de marketing: uma pesquisa exploratória
Palavras-chave em português
Marketing - Sistemas da informação
Resumo em português
O assunto Sistemas de Informação de Marketing tem sido bastante explorado nos últimos trinta anos. Contudo, no que se refere à avaliação da eficácia destes Sistemas, pouco se tem feito. Ao tratar este assunto em profundidade, esta dissertação procurou verificar a adequação do uso de medidas perceptuais para efetuar a avaliação da eficácia dos Sistemas de Informação de Marketing. Após obter a fundamentação teórica necessária, partiu-se para a construção de um instrumento que efetua a avaliação da eficácia dos Sistemas de Informação de Marketing com base em medidas da satisfação dos usuários e da eficácia percebida por eles com relação à obtenção de resultados organizacionais. Este instrumento foi refinado e validado em um estudo de caso realizado em dois estágios. O primeiro estágio serviu-se das técnicas de focus group e de entrevista em profundidade para refinar o instrumento construído a partir da teoria. No segundo estágio, efetuou-se a aplicação piloto do instrumento em uma pesquisa de campo realizada junto a Empresa objeto do estudo de caso. Através desta pesquisa de campo foi possível a avaliação da adequação do instrumento em situações de pesquisa do mundo real.
Título em inglês
Contribution to the evaluation of the effectiveness of marketing information systems: an exploratory research
Palavras-chave em inglês
Marketing - Information Systems
Resumo em inglês
The subject Marketing Information Systems has been widely studied in the last thirty years. But, about the effectiveness of these Systems, little has been done. Studying this subject in depth, this dissertation tried to verify how suitable is the use of perceptuals measurements for evaluating the effectiveness of the Marketing Information Systems. After getting the enough theoretical foundation, one started the construction of a instrument that makes the evaluation of Marketing Information Systems effectiveness using measures of users satisfaction and measures of effectiveness perceived by them towards the acquisition of organizational results. This instrument was refined and validated in a case study executed in two stages. The first stage used focus group and interview in depth techniques for refining the instrument emerged from the theory. In the second stage, a pilot application was done in the Company that participated of the case study. Through this field research was possible the evaluation of how suitable the instrument is in researches situations of the real world.
 
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Data de Publicação
2023-09-05
 
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