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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.12.2010.tde-05012011-124327
Document
Auteur
Nom complet
Marcos Antonio Gaspar
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Santos, Silvio Aparecido dos (Président)
Donaire, Denis
Kuniyoshi, Marcio Shoiti
Oliveira Júnior, Moacir de Miranda
Sordi, José Osvaldo De
Titre en portugais
Gestão do conhecimento em empresas atuantes na indústria de software no Brasil: um estudo das práticas e suas influências na eficácia empresarial
Mots-clés en portugais
Eficácia organizacional
Gestão do conhecimento
Teletrabalho
Resumé en portugais
As empresas utilizam vários tipos de recursos tais como matérias primas, insumos, recursos humanos e recursos financeiros para gerar seu portfólio de produtos e/ou serviços. No último século os gestores das empresas desenvolveram práticas e ferramentas de gerenciamento para maximizar os resultados decorrentes da aplicação destes recursos. Nas últimas duas décadas o conhecimento passou a ser considerado mais um dos recursos a serem geridos e aplicados pelas empresas para alcançar diferenciais competitivos frente aos seus concorrentes. Por ser um recurso intangível com características diferentes dos demais recursos, várias práticas e ferramentas específicas foram desenvolvidas com o objetivo de explorar ao máximo os resultados do uso do conhecimento nas empresas. Esta tese teve como objetivo identificar e especificar as práticas de gestão do conhecimento e as ferramentas de tecnologia da informação e comunicação empregadas em empresas instaladas na indústria de software no Brasil, incluindo aquelas que são utilizadas por teletrabalhadores. Buscou ainda identificar e especificar se há diferença na utilização dessas práticas e ferramentas em ambientes de teletrabalho, além de verificar as influências da gestão do conhecimento na eficácia empresarial dessas mesmas empresas. Para tanto, como método de pesquisa foi realizado um estudo descritivo-quantitativo junto a 319 funcionários de 15 diferentes empresas de médio e grande portes integrantes da indústria de software do país. Os dados coletados foram tratados por meio de análises estatísticas descritivas e da modelagem de equações estruturais, mediante o emprego dos aplicativos SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) e PLS-PM (Partial Least Squares Path Modeling). Os resultados encontrados permitem concluir que: a) as práticas de gestão do conhecimento mais utilizadas nas empresas pesquisadas são: reuniões e conferências virtuais, treinamentos virtuais, treinamentos presenciais, e-learning, call center/help desk/suporte online, portal corporativo, biblioteca corporativa, sistema de avaliação, centros de inovação, mapeamento de processos e gestão da inovação; b) as ferramentas de tecnologia da informação e comunicação voltadas à gestão do conhecimento mais empregadas nas empresas analisadas são: e-mail, telefone via internet, telefone celular/rádio, intranet; servidores web e navegadores, telefone fixo, mensagens instantâneas, portal corporativo e treinamento baseado em computador; c) as práticas e ferramentas de tecnologia da informação e comunicação empregadas na gestão do conhecimento são mais usadas em ambientes de teletrabalho do que em ambientes de trabalho presencial e, por fim; d) as práticas e ferramentas de tecnologia da informação e comunicação voltadas à gestão do conhecimento influenciam a eficácia empresarial das empresas examinadas, com prevalência das práticas sobre as ferramentas. A conclusão é que as práticas e ferramentas empregadas na gestão do conhecimento são mais utilizadas em ambientes de teletrabalho e que a gestão do conhecimento em si influencia a eficácia empresarial das empresas.
Titre en anglais
Knowledge management in the companies of Brazil's software industry: a study of the practices and their influences in the organizational effectivenes
Mots-clés en anglais
Knowledge management
Organizational effectiveness
Software industry
Telework
Resumé en anglais
The companies use some types of resources such as raw material, human resources and financial resources to generate its set of products and/or services. In the last century the managers of the companies had developed management practices and tools to maximize the decurrent results of the application of these resources. In last the two decades the knowledge became to be considered another one of the resources to be managed and applied by companies in order to reach competitive differentials comparing to its competitors. As the knowledge is an intangible resource with different characteristics comparing to other resources, several specific practices and tools had been developed in order to better explore the results of the use of the knowledge in the companies. This thesis proposed to identify and specify the knowledge managements practices and information and communication technology tools used in companies of Brazils software industry. It also attempted to identify and specify if theres a difference in the use of these practices and tools in teleworking or face to face working environments, besides verifying the influences of knowledge management in these companies organizational effectiveness. Because of this, a quantitative-descriptive research was conducted with the application of a questionnaire with 319 employees of 15 different midsize and large companies that operate in the countrys software industry. The collected data were dealt by descriptive statistics analysis and structural equations shaping, by the use of SPSS application (Statistical Package for the Social Sciences) and PLS-PM (Partial Least Squares Path Modeling). The results show that it is possible to identify: a) the most used practices of knowledge management in the researched companies are: meetings and virtual conferences, virtual training, face to face training, e-learning, call center/help desk/online support, corporative gateway, corporative library, evaluation system, innovation centers, process mapping and innovation management; b) the most used information and communication technology tools turned to knowledge management in the analyzed companies are: email, web phone calling, cell phone/radio, intranet, browsers and web servers, landline phone, instant messaging, corporative gateway and computer based training; c) the practices and information and communication technology tools used in knowledge management are more used in teleworking environment than in face to face working environment, and finally; d) the practices and information and communication technology tools turned to knowledge management influence the organizational effectiveness of the surveyed companies, with more influence of the practices than the tools. The conclusion is that the practices and tools used in knowledge management are more used in telework environment and that knowledge management influences the companies organizational effectiveness.
 
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Date de Publication
2011-01-18
 
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