• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2004.tde-03122021-105352
Documento
Autor
Nombre completo
Cláudia Szafir Goldstein
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Toledo, Geraldo Luciano (Presidente)
Crescitelli, Edson
Crispim, Sergio Feliciano
Paschoal, José Octavio Armani
Polo, Edison Fernandes
Título en portugués
Contribuição ao estudo de clusters industriais sob a ótica de marketing: um estudo de caso no setor cerâmico paulista - o cluster de Santa Gertrudes
Palabras clave en portugués
Clusters
Estratégia organizacional
Indústria de cerâmica e argila
Marketing
Resumen en portugués
Este trabalho apresenta um amplo estudo, conceituai e empírico, sobre clusters industriais. A revisão de literatura sobre cluster, ou 'arranjo produtivo local', e sobre estratégia, em Administração e Marketing, permitiu um melhor entendimento sobre as estratégias competitivas e cooperativas em aglomerações de empresas, e as vantagens competitivas oriundas dessa concentração. Trabalhou-se tanto o mercado industrial quanto o de consumo. A pesquisa empírica exploratória, estudo de caso, conduzida no cluster paulista de revestimento cerâmico de Santa Gertrudes por meio de dezenove entrevistas pessoais e duas simulações do processo de compra de revestimento cerâmico, permitiu identificar alguns pontos estudados na literatura, como o relacionamento entre os atores envolvidos na cadeia de valor, suas estratégias competitiva e cooperativa, e suas vantagens competitivas. A pesquisa permitiu relacionar o estágio atual das empresas participantes do cluster com os modelos de competição, por meio de sua orientação estratégica. O trabalho contribui assim para um melhor entendimento da cadeia de valor de revestimento cerâmico de Santa Gertrudes, por meio do relacionamento entre os atores participantes dessa cadeia. Pôde-se também analisar as estratégias competitivas e cooperativa utilizadas no cluster ao longo de sua história, e quais as tendências e desafios futuros que se desenham para seus participantes.
Título en inglés
Contribution to the study of industrial clusters from a marketing perspective: a case study in the ceramic sector in São Paulo - the Santa Gertrudes cluster
Palabras clave en inglés
Ceramic and Clay Industry
Clusters
Marketing
Organizational Strategy
Resumen en inglés
The study presents a wide conceptual and empiric vision about industrial clusters. The theory that supported the study was based on Economy, Administration and Marketing literature related to strategy and cluster studies, allowing a better understanding on competitive and cooperative strategies, and these clustering competitive advantages. As a complementation, business and consumer market literatures are also reviewed. An exploratory research was made, as a case study on Ceramic Industry, using nineteen personal interviews and two ghost-customer1 approach (ceramic buying process simulation) to understand Santa Gertrudes ceramic coverings cluster. It was allowed to identify some aspects studied on literature review, as the relationship between the players on this ceramic cluster, their strategies and competitive advantages. By the empiric research, it was possible to relate the actual companies stages on the cluster along with the competition model they adopted. So, the main contribution of the present study is the better understanding of the value Chain of Santa Gertrudes ceramic coverings. It was allowed also to analyze the competitive and cooperative strategies of the cluster on his history, and the tendencies and challenges for the future.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-12-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.