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Doctoral Thesis
DOI
10.11606/T.12.2014.tde-03062014-153559
Document
Author
Full name
Daniel Estima de Carvalho
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2014
Supervisor
Committee
Wright, James Terence Coulter (President)
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
Correa, Hamilton Luiz
Costa, Benny Kramer
Weber, Wilson
Title in Portuguese
A organização de objetivos estratégicos corporativos: um estudo sobre a estruturação dos objetivos e sua relação com a implementação
Keywords in Portuguese
Administracão estratégica
Administração executiva
Estratégia organizacional
Objetivos organizacionais
Abstract in Portuguese
Uma correta organização de objetivos estratégicos pode assegurar um caminho da implementação mais adequado, tornando possível, assim, aumentar a satisfação dos responsáveis pela definição da estratégia corporativa. O objetivo desta tese é a proposição de uma tipologia de técnicas para organização de objetivos estratégicos e a análise do uso de elementos dessa tipologia na implementação de estratégias corporativas. Foram estudados diversos autores que abordavam conceitos para organizar objetivos estratégicos que, agrupados em cinco técnicas, foram organizadas segundo uma tipologia que abrange, em um primeiro eixo, o nível de participação dos diversos níveis organizacionais na aplicação da técnica e no processo estratégico, e no outro eixo, o nível de formalização e estruturação da técnica. As técnicas elencadas para organização de objetivos estratégicos corporativos são: Administração por Objetivos (APO), Balanced Scorecard (BSC), Objetivos essencialmente Financeiros, Processo Intuitivo / Criativo e Processo Participativo. Na pesquisa de campo, que obteve 289 respostas válidas, todos os respondentes escolheram uma das cinco opções da tipologia como técnica para organização de objetivos estratégicos em sua empresa, reforçando a abrangência e utilidade da tipologia. Das cinco técnicas, o BSC foi a mais indicada. Apesar de a amostra indicar seu uso em todo porte de empresa, o BSC obteve destaque pela maior presença em empresas com faturamento acima de R$ 1 bilhão. Características como divulgação da estratégia para toda a organização, contribuição da técnica para a comunicação, maior abrangência dos objetivos, dentre outros, também puderam ser comprovadas. A APO, mesmo sendo a técnica mais antiga estudada nesta tese, destacou-se por estar entre as técnicas com o maior número de objetivos estratégicos implementados com sucesso, enquanto que a técnica de Objetivos Financeiros foi a segunda mais indicada pelos respondentes e a sua característica principal foi reforçada na pesquisa, já que é a técnica que mais usa os objetivos de "Geração de Valor". As características da técnica Participativa que puderam ser comprovadas na pesquisa foram a participação dos respondentes em todo o processo estratégico e a divulgação da estratégia para toda a organização, que recebe o reforço pela ampla participação no processo estratégico. A técnica Participativa, adicionalmente, apresentou, como resultado, um dos maiores números de objetivos estratégicos implementados com sucesso. Por fim, a técnica Intuitiva caracterizou-se como a mais usada por respondentes de empresas com faturamento abaixo de R$ 1 bilhão e pelo menor número de objetivos estratégicos estabelecidos. A pesquisa pôde mostrar o quanto o uso de objetivos auxilia a implementação estratégica, e em especial, mostrar quais são as características mais relevantes de cada técnica da tipologia e como elas estão sendo aplicadas nas corporações.
Title in English
The organization of strategic objectives by corporations: a study on the structuring of objectives and their relationship with implementation
Keywords in English
Organizational objectives
Strategy
Strategy goals
Abstract in English
A proper organization of the strategic objectives can ensure the most appropriate implementation, thus increasing the satisfaction of those responsible for setting corporate strategy. This doctoral dissertation aims to propound a typology of techniques for organizing strategic objectives and analyse the use of elements of this typology in the implementation of corporate strategies. Several authors addressed concepts for organizing strategic objectives that allowed grouping five techniques according to the central concepts that best represented what authors reported. The techniques considered for organizing corporate strategic objectives are: Management by Objectives (MBO), Balanced Scorecard (BSC), essentially Financial Goals, Intuitive/Creative Process and Participatory Process. These five techniques were organized according to a typology that covers, in a first axis, the level of participation of different organizational levels in the application of technical and strategic process, and on the other axis, the level of formalization and structuring technique. In the field survey, conducted with 289 valid responses, all respondents chose one of the five options of typology as a technique for organizing strategic objectives for their business, enhancing the scope and usefulness of the typology. Of the five techniques, the BSC was the most utilized. Although the sample indicates its use in all sizes of enterprise, the BSC was highlighted by being most used in companies with revenues exceeding R$ 1 billion. Features such as dissemination of the strategy throughout the organization, contribution to communication, broader range of objectives, among others, could also be proven. The MBO, the oldest technique studied in this dissertation, was highlighted by the largest number of strategic objectives successfully implemented, while the technique of Financial Objectives was the second most indicated by respondents and its main feature was as the technique that uses more "Value Generation" goals. The characteristics of the Participatory technique confirmed in the survey were the participation of respondents in all the strategic process and the dissemination of the strategy throughout the organization, which is boosted by the broad participation in the strategic process. Furthermore, this technique presented as a result, a larger number of strategic objectives implemented successfully. Finally, the Intuitive technique was characterized as the most used by respondents from companies with revenue under BRL$ 1 billion and the smallest number of strategic objectives. The research was able to show that the use of objective aids strategic implementation, and in particular, could show the most relevant characteristics of each type of technique and how they are being applied in corporations.
 
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Publishing Date
2014-06-06
 
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