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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2020.tde-03022021-011255
Document
Auteur
Nom complet
Alexandre da Silva Sobral
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Angelo, Claudio Felisoni de (Président)
Fouto, Nuno Manoel Martins Dias
Luppe, Marcos Roberto
Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes dos
Titre en portugais
Determinantes da adoção dos meios de pagamento digital
Mots-clés en portugais
Inovação no varejo
Meios de pagamento digital
Modelo de adoção de uso
Modelos de aceitação tecnológica
Teoria da resistência à inovação
Transações financeiras digitais
UTAUT2
Resumé en portugais
O varejo, como muitos outros setores, está passando por transformações relevantes, sendo algumas delas, consequências diretas da tecnologia. Esta fortaleceu não só o varejista como, principalmente, o consumidor. Essa nova condição de um cliente conectado acessando informações de produtos e serviços, ampliou as possibilidades de interação, impactando inclusive a forma que fazem suas transações financeiras, viabilizando o surgimento de novas ferramentas e meios de pagamento digital. O tema dessa dissertação está inserido nesse contexto, cujo objetivo será examinar os determinantes da adoção desses meios de pagamento digital pelos consumidores brasileiros. Essa análise se dará a partir de uma investigação sistemática apoiada pelo modelo UTAUT 2 e da Teoria da Resistência à Inovação, tendo como referência o estudo similar realizado na Índia apresentado por Sivathanu (2019). A pesquisa foi aplicada para uma amostra não probabilística, tendo suas questões fundamentadas com base nas variáveis apontadas nas teorias citadas. A análise dos resultados foi feita a partir da Modelagem de Equações Estruturais Partial Least Squares (PLS-SEM). O resultado gerou uma relevância preditiva de nível médio referente aos determinantes levantados no modelo UTAUT 2. A confiabilidade composta e a validade convergente foram adequadas para todos os itens, exceto para barreira de risco. Por meio desses resultados, existe uma expectativa de contribuir com o conhecimento referente à adoção dos meios de pagamento digital no Brasil, utilizando modelos de aceitação tecnológica. A aplicação da técnica de modelagem estrutural pode contribuir na ampliação do conhecimento de alternativas de análise de dados e estimular novos estudo direcionados a evolução dos meios de pagamento digital no Brasil, tema relevante, mas ainda pouco abordado nas áreas de ciências sociais aplicadas.
Titre en anglais
Determinants of the adoption of digital payment methods
Mots-clés en anglais
Digital financial transactions
Digital payment methods
Innovation in retail
Innovation resistance theory
Model of adoption of use
Models of technological acceptance
UTAUT2
Resumé en anglais
Retail, like many other sectors, is undergoing significant transformations, some of which are direct consequences of technology. This strengthened not only the retailer, but especially the consumer. This new condition of a connected customer accessing information about products and services, increased the possibilities of interaction, even impacting the way they do their financial transactions, enabling the emergence of new tools and digital payment methods. This dissertation is inserted in this context, whose objective will be to examine the determinants of adoption of these means of digital payment by Brazilian consumers. This analysis will take place from a systematic investigation supported by the UTAUT 2 model and the Theory of Resistance to Innovation, having as reference the similar study carried out in India presented by Sivathanu (2019). The research was applied to a non-probabilistic sample, with its questions based on the variables pointed out in the mentioned theories. The analysis of the results was made from the Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). The result showed a medium effect predictive relevance regarding the determinants raised in the UTAUT 2 model. The average variance extracted (AVE) and composite reliability were adequate for all items, except for the Risk Barrier. Through these results, there is an expectation of contributing to the knowledge regarding the adoption of digital payment methods in Brazil, using models of technological acceptance. The application of the structural modeling technique can contribute to the expansion of knowledge of data analysis alternatives and stimulate new studies aimed at the evolution of digital payment methods in Brazil, a relevant topic, but still little addressed in the fields of applied social sciences.
 
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Date de Publication
2021-02-18
 
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