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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2020.tde-03022021-005132
Documento
Autor
Nome completo
Tatiane Mayumi Nakasone
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Hourneaux Junior, Flávio (Presidente)
Barki, Edgard Elie Roger
Comini, Graziella Maria
Dias, Barbara Galleli
Título em português
Aprendizagem organizacional por meio de avaliações de impacto social no contexto do empreendedorismo social
Palavras-chave em português
Aprendizagem organizacional
Avaliação de impacto social
Empreendedorismo social
Resumo em português
No contexto do empreendedorismo social, avaliações de impacto social podem assumir diversos formatos e características por serem motivadas por razões variadas. Elas podem ser adotadas em função de verificação de resultados, prestação de contas, mobilização social, gestão e tomada de decisão, entre outros. Essa dissertação incentiva um olhar sobre a prática em função da aprendizagem organizacional, buscando responder à pergunta: como empreendimentos sociais podem aprender com avaliações de impacto social? O objetivo da pesquisa é analisar processos que contribuem para aprendizagem organizacional por meio de avaliações de impacto social de empreendimentos sociais que atuam sob a lógica de mercado. Para contribuir com a questão, a pesquisa se divide em duas partes. A primeira consiste em uma análise documental dos modelos de avaliação de impacto social mais citados pela literatura de empreendedorismo social. Na segunda parte, por meio de estudos de caso, investiga-se avaliações realizadas por empreendimentos sociais que trabalham com educação básica e atuam sob a lógica de mercado. Os resultados obtidos evidenciam que os modelos e os casos estudados apresentam diferentes oportunidades e barreiras de aprendizagem organizacional, o que mostra que empreendimentos sociais podem aprender por meio de suas avaliações de maneira passiva ou podem potencializar a aprendizagem por meio de processos estruturados e intencionais. Dessa forma, essa pesquisa traz contribuições à literatura de empreendedorismo social, ao explorar avaliações de impacto social sob a ótica da aprendizagem organizacional, e também resulta em contribuições práticas, trazendo sugestões sobre como avaliações de impacto social podem se fazer mais significativas nas operações e rotinas de empreendimentos sociais.
Título em inglês
Organizational learning through social impact assessments in the context of social entrepreneurship
Palavras-chave em inglês
Organizational learning
Social entrepreneurship
Social impact assessments
Resumo em inglês
In the context of social entrepreneurship, social impact assessments can take on different formats and characteristics because they are motivated by different reasons. They can be adopted due to verification of results, accountability, social mobilization, management and decision making, etc. This dissertation encourages the perspective in function of organizational learning, seeking to answer the question: how can social enterprises learn from social impact assessments? The objective of the research is to analyze processes and conditions that contribute to organizational learning that are present in social impact assessments in the context of social entrepreneurship. The study is divided into two parts. The first consists of a documentary analysis of the social impact assessments models most cited by the social entrepreneurship literature. In the second part, through case studies, we investigate assessments carried out by social enterprises that work with basic education and operate under the logic of the market are investigated. The results obtained show that the models and the cases studied present different opportunities and barriers for organizational learning, which shows that social enterprises can learn through their assessments in a passive way or can enhance learning through structured and intentional processes. Thus, this research brings contributions to the social entrepreneurship literature, exploring social impact assessments from the perspective of organizational learning, and it also results in practical contributions, bringing suggestions on how social impact assessments can be made more significant in operations and routines of social enterprises.
 
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Data de Publicação
2021-02-18
 
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