• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2000.tde-02062023-114014
Documento
Autor
Nombre completo
Ricardo Jose de Almeida
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2000
Director
Tribunal
Sousa, Almir Ferreira de (Presidente)
Frezatti, Fabio
Savoia, Jose Roberto Ferreira
Título en portugués
Análise da importância dos direcionadores de valor das empresas para diferentes tomadores de decisão no Brasil
Palabras clave en portugués
Administração de conflitos
Empresas-Avaliação
Finanças das empresas
Valor (Administração)
Resumen en portugués
Há duas pressuposições sobre o que deva balizar as decisões da administração: maximização do valor da empresa ou maximização do valor da carteira dos proprietários. Estes dois enfoques sugerem que possam existir atitudes conflitantes entre administradores profissionais, proprietários da empresas e sócios minoritários. Os conflitos existirão, segundo as hipóteses deste trabalho, em razão da eficiência na diversificação das carteiras de investimentos dos agentes, da posse do controle gerencial da empresa e da existência de liquidez para as ações da empresa. Para verificar a existência destes conflitos, foi efetuada uma fundamentação teórica dos fatores críticos de sucesso das empresas (direcionadores de valor) e prevista a importância de cada um destes direcionadores para cada agente interessado na geração futura de caixa da empresa, seguida de uma pesquisa sobre as atitudes de cada grupo de administradores profissionais e investidores (segregados em acionistas majoritários e minoritários) em face a estes direcionadores de valor. A análise estatística dos resultados confirmam que há diferentes expectativas sobre a importância da concentração de mercado e da existência de barreiras de entrada e de saída ao setor entre administradores profissionais e investidores, não podendo afirmar que haja diferentes expectativas entre outros direcionadores de valor. Tais resultados confirmam que pode haver diferenças entre as decisões organizacionais e as atitudes esperadas pelos proprietários e não negam o C.A.P.M. (Capital Asset Pricing Model) enquanto modelo de identificação da taxa mínima de atratividade dos sócios da empresa.
Título en inglés
Analysis of the importance of companies' value drivers for different decision makers in Brazil
Palabras clave en inglés
Business-Valuation
Conflict management
Corporate Finance
Value (Management)
Resumen en inglés
There are two assumptions on what should determine management decisions: whether to maximize the value of the company or the value of the owners' investment portfolio. These two central approaches suggest that conflicting attitudes can exist between professional managers, the owners of companies and minority partners. These conflicts will exist, according to the assumptions of this dissertation, due to the efficiency in the diversification of the agents' investment portfolios, the change of control in the company management and the liquidity of the company's shares. To verify the existence of these conflicts a theoretical analysis was made of the criticai success factors of the companies (value drivers) which showed in advance the importance of each one of these drivers to each agent interested in the company's future cash generation. This was followed by a survey on the attitudes of each group of professional managers and investors (divided into majority and minority shareholders) towards these value drivers. The statistical analysis of the results confirm that there are strong differences between the professional managers and investors on the importance of market concentration and the existence of entry and exit barriers to the sector and the analysis of the results could not confirm different expectations among the other value drivers. Such results confirm that there can be differences between management decisions and the attitudes expected by the owners. They do not refute the C.A.P.M (Capital Asset Pricing Model) as the model for identifying the minimum rate of attraction of the company's partners.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-06-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.