• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-01072021-134624
Documento
Autor
Nombre completo
Flávio Gama Licio
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Fischer, Andre Luiz (Presidente)
Fleury, Maria Tereza Leme
Júnior, Moacir de Miranda Oliveira
Título en portugués
A gestão de conhecimento em uma empresa vendedora de conhecimento: o caso PricewaterhouseCoopers Brasil
Palabras clave en portugués
Aprendizagem organizacional
Consultoria de empresas
Estudo de caso
Gestão do conhecimento
Resumen en portugués
O debate sobre a Gestão do Conhecimento nas Organizações emerge a partir da década de 90 com base na consolidação de dois outros temas em Administração: Visão da Firma Baseada em Recursos e Aprendizagem Organizacional. O conhecimento passa a ser visto como uma fonte de competências essenciais, criando o conceito de organizações baseadas em conhecimento. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida através do método de estudo de caso único na PricewaterhouseCoopers, maior empresa de serviços profissionais do país e, portanto, relevante para a análise das práticas do setor. Esse ativo, vital para as organizações, é ainda mais importante no caso de empresas de consultoria, vendedoras de produtos intangíveis baseados em conhecimento. Assim, partiu-se da premissa que as empresas de consultoria são conhecimento-intensivas e que, portanto, deveriam ter processos estruturados para gerir este ativo. O objetivo deste trabalho é verificar como uma dessas empresas, intensivas em conhecimento, aplica as recomendações mais presentes na literatura sobre para a gestão deste recurso, traduzindo-as em políticas e práticas internas. O ator principal para fins desta dissertação é a organização. O caso mostra como a organização buscou aplicar a teoria, quais os conceitos que foram aplicados, quais as principais fontes de conhecimento da organização e como a companhia tenta fazer a transferência do conhecimento do nível individual para o coletivo, em suas formas tácita e explícita e, principalmente, qual a importância das pessoas para a Gestão do Conhecimento.
Título en inglés
Knowledge management in a knowledge-selling company: the PricewaterhouseCoopers Brazil case
Palabras clave en inglés
Business consulting
Case study
Knowledge management
Organizational learning
Resumen en inglés
The debate about Knowledge Management brought up during 90 years been supported by two important themes in Business Administraiion: Resource Based View and Organizaiional Learning. Thus, Knowledge Management has been linked with Organiza!ional Strategy and knowledge has been considered as "core competence , creating the concept ofKnowledge Based Organizations.If knowledge is a vital asset to organizations, in Consulting firms, which sells knowledgebased products, it is more important. Therefore, it was adopted the principie that Consulting firms are knowledge-intensive organizations and may hold structured and organized process to support knowledge management.The main objective of this research is to verify how Consulting firms, knowledge-intensive organizaiions, apply the Knowledge Management theory to its policies and processes. Consequently, the main actor in this work is the organization. The research, qualitative, was developed using lhe Case Study Method applied in an unique case, PricewaterhouseCoopers, lhe largest professional Services acting in Brazil and, consequently, relevant to assess the practices in this activity.The case presents how lhe organization applied lhe theory, which concepts were adopted and applied, lhe main knowledge sources used by lhe organization, howfirm transfers knowledge from individual to collective levei, in its explicit or tacit fornis and, mainly, why people is important to develop Knowledge Management pracíices.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
MsFlavioGamaLicio.pdf (6.73 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-07-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.