• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-01072021-134624
Document
Auteur
Nom complet
Flávio Gama Licio
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2005
Directeur
Jury
Fischer, Andre Luiz (Président)
Fleury, Maria Tereza Leme
Júnior, Moacir de Miranda Oliveira
Titre en portugais
A gestão de conhecimento em uma empresa vendedora de conhecimento: o caso PricewaterhouseCoopers Brasil
Mots-clés en portugais
Aprendizagem organizacional
Consultoria de empresas
Estudo de caso
Gestão do conhecimento
Resumé en portugais
O debate sobre a Gestão do Conhecimento nas Organizações emerge a partir da década de 90 com base na consolidação de dois outros temas em Administração: Visão da Firma Baseada em Recursos e Aprendizagem Organizacional. O conhecimento passa a ser visto como uma fonte de competências essenciais, criando o conceito de organizações baseadas em conhecimento. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida através do método de estudo de caso único na PricewaterhouseCoopers, maior empresa de serviços profissionais do país e, portanto, relevante para a análise das práticas do setor. Esse ativo, vital para as organizações, é ainda mais importante no caso de empresas de consultoria, vendedoras de produtos intangíveis baseados em conhecimento. Assim, partiu-se da premissa que as empresas de consultoria são conhecimento-intensivas e que, portanto, deveriam ter processos estruturados para gerir este ativo. O objetivo deste trabalho é verificar como uma dessas empresas, intensivas em conhecimento, aplica as recomendações mais presentes na literatura sobre para a gestão deste recurso, traduzindo-as em políticas e práticas internas. O ator principal para fins desta dissertação é a organização. O caso mostra como a organização buscou aplicar a teoria, quais os conceitos que foram aplicados, quais as principais fontes de conhecimento da organização e como a companhia tenta fazer a transferência do conhecimento do nível individual para o coletivo, em suas formas tácita e explícita e, principalmente, qual a importância das pessoas para a Gestão do Conhecimento.
Titre en anglais
Knowledge management in a knowledge-selling company: the PricewaterhouseCoopers Brazil case
Mots-clés en anglais
Business consulting
Case study
Knowledge management
Organizational learning
Resumé en anglais
The debate about Knowledge Management brought up during 90 years been supported by two important themes in Business Administraiion: Resource Based View and Organizaiional Learning. Thus, Knowledge Management has been linked with Organiza!ional Strategy and knowledge has been considered as "core competence , creating the concept ofKnowledge Based Organizations.If knowledge is a vital asset to organizations, in Consulting firms, which sells knowledgebased products, it is more important. Therefore, it was adopted the principie that Consulting firms are knowledge-intensive organizations and may hold structured and organized process to support knowledge management.The main objective of this research is to verify how Consulting firms, knowledge-intensive organizaiions, apply the Knowledge Management theory to its policies and processes. Consequently, the main actor in this work is the organization. The research, qualitative, was developed using lhe Case Study Method applied in an unique case, PricewaterhouseCoopers, lhe largest professional Services acting in Brazil and, consequently, relevant to assess the practices in this activity.The case presents how lhe organization applied lhe theory, which concepts were adopted and applied, lhe main knowledge sources used by lhe organization, howfirm transfers knowledge from individual to collective levei, in its explicit or tacit fornis and, mainly, why people is important to develop Knowledge Management pracíices.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
MsFlavioGamaLicio.pdf (6.73 Mbytes)
Date de Publication
2021-07-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.