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Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Marília Gouvêa de França Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Estevan, Fernanda Gonçalves de La Fuente (Presidente)
Arretche, Marta Teresa da Silva
Corbi, Raphael Bottura
Madeira, Ricardo de Abreu
Vandenberghe, Vincent
Título em inglês
The impact of INCLUSP on university access
Palavras-chave em inglês
Affirmative action
Bonus based policy
FUVEST
INCLUSP
Quotas for university access
University of Sao Paulo
Resumo em inglês
University of São Paulo (USP) implemented its first affirmative action policy (AA) for university access in 2007. However, little is known about the effects on the student body, as well as the efficacy of bonus-based AAs in general. This masters thesis carried out a detailed evaluation of this bonus-based program, INCLUSP, using a differences-indifferences approach. We measured the effect of the program on the probability of eligible applicants entering the university and analyzed the profile of students before and after the AA. Thus, we expect to both contribute to the academic literature and the public policy debate at USP and other selective universities. We find that the admission probability of eligible applicants significantly increased after the implementation of the AA and that the policy also seems to be redistributive regarding socio-economic characteristics of the admitted students.
Título em português
O impacto do INCLUSP no acesso à universidade
Palavras-chave em português
Ação afirmativa
Cotas na universidade
FUVEST
INCLUSP
Política baseada em bônus
Universidade de São Paulo
Resumo em português
A Universidade de São Paulo (USP) implementou sua primeira política de ação afirmativa (AA) para o acesso à universidade em 2007. No entanto, pouco se sabe sobre os efeitos nocorpo discente, bem como a eficácia das ações afirmativas baseadas em bônus em geral. Esta dissertação realizou uma avaliação detalhada deste programa, chamado INCLUSP, usando o método de diferenças-em-diferenças. Medimos o efeito do programa na probabilidade de candidatos elegíveis entrarem na universidade e analisamos o perfil dos alunos antes e depois do INCLUSP. Com os resultados, esperamos contribuir tanto para a literatura acadêmica quanto para o debate sobre políticas públicas na USP e outras universidades. Encontramos que a probabilidade de admissão de candidatos elegíveis aumentou significativamente após a implementação da AA e que a política também parece ser redistributiva em relação às características socioeconômicas dos alunos admitidos.
 
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CorrigidoMarilia.pdf (904.86 Kbytes)
Data de Publicação
2019-10-31
 
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