• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2022.tde-21122022-204505
Documento
Autor
Nome completo
Kauany Batista de Souza
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Rocha, Fabiana Fontes (Presidente)
Tavares, Priscilla de Albuquerque
Mattos, Enlinson Henrique Carvalho de
Pero, Valéria Lúcia
Título em inglês
Bunching estimation of the male breadwinner norm in Brazil
Palavras-chave em inglês
Bunching estimation
Gender norms
Resumo em inglês
We investigate the impact of the male breadwinner norm a cultural norm that establishes that a man should earn more than his wife on married females earning outcomes. Our work aims to verify if this identity norm shapes behavior, and we start by modelling it as an implicit tax on womens earnings. We estimate the labor supply response of a wife who is likely to just out-earn her husband and reacts by adjusting her earnings so as to not violate the gender norm. Using bunching techniques and a range of labor supply elasticities, we find that the breadwinner norm generates a sizable additional tax rate on female labor supply. Our preferred estimate suggests the social norm add a 32 percentage points implicit marginal tax on earnings for those women who out-earn their husbands with similar earnings. Additional extensions suggest that religiosity and age play a role on the implicit tax related to this gender norm.
Título em português
Estimação de bunching da norma do homem provedor no Brasil
Palavras-chave em português
Estimação de bunching
Normas de gênero
Resumo em português
Investigamos o impacto da norma do homem provedor - uma norma cultural que estabelece que um homem deve ganhar mais do que sua esposa - sobre os rendimentos das mulheres casadas. Nosso trabalho visa verificar se essa norma de identidade molda comportamento, e começamos por modelá-la como um imposto implícito sobre os rendimentos das mulheres. Estimamos a resposta da oferta de trabalho de uma esposa que provavelmente ganha mais que o marido e reage ajustando seus ganhos para não violar a norma de gênero. Usando técnicas de bunching e uma variedade de elasticidades da oferta de trabalho, descobrimos que a norma do homem provedor gera uma taxa de imposto adicional considerável sobre a oferta de trabalho feminina. Nossa estimativa preferida sugere que a norma social adiciona um imposto marginal implícito de 32 pontos percentuais sobre os ganhos para aquelas mulheres que ganham mais que seus maridos com ganhos semelhantes. Extensões adicionais sugerem que a religiosidade e a idade desempenham um papel no imposto implícito relacionado a essa norma de gênero.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-01-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.