• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2021.tde-19012022-204119
Documento
Autor
Nombre completo
Rafael da Rocha Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Lucinda, Claudio Ribeiro de (Presidente)
Bettini, Humberto Filipe de Andrade Januário
Moita, Rodrigo Menon Simões
Oliveira, Alessandro Vinícius Marques de
Título en portugués
Como as empresas aéreas respondem à saída de um competidor potencial: o caso da Avianca Brasil
Palabras clave en portugués
Ameaça
Competição potencial
Empresas aéreas
Falência
Saída
Resumen en portugués
Pouca atenção tem sido dada na literatura aos efeitos da saída de um competidor potencial. Trabalhos que analisam a saída de empresas do mercado costumam analisar a resposta das incumbentes apenas nos mercados diretamente afetados pela saída, e não exploram os efeitos indiretos da redução da competição, nos mercados em que existia ameaça de entrada. Visando preencher esta lacuna, o objetivo deste trabalho é avaliar a resposta das empresas incumbentes à retirada de ameaça de entrada, tanto em termos de preço quanto de quantidade ofertada. Para isto, foi analisado o mercado brasileiro de transporte aéreo de passageiros em voos domésticos regulares, e explorado o fato da saída da Avianca Brasil, 4ª maior empresa aérea do setor. Como resultado, foram encontradas evidências de que as principais incumbentes respondem com aumento de preço. Nas rotas em que ocorre primeiro a retirada de operação e depois de ameaça, foi possível distinguir os impactos decorrentes destes dois eventos, sendo que grande parte do aumento de preços observado ocorre com a retirada de ameaça. Nas rotas em que não existia operação anterior à retirada de ameaça, também foi observado um aumento de preços significativo frente à retirada de ameaça. Entretanto, ao analisar a quantidade ofertada, não foram encontradas evidências de reposta por parte das incumbentes em termos de número de voos ou número de assentos ofertados. Espera-se, assim, ter contribuído para uma melhor compreensão das estratégias empresariais e dos efeitos decorrentes da redução na competição.
Título en inglés
How do airlines respond to the exit of a potential competitor: the Avianca Brazil case
Palabras clave en inglés
Airlines
Bankruptcy
Exit
Potential competition
Threat
Resumen en inglés
Little attention has been given in the literature to the effects of a potential competitors exit. Studies that analyze firms exit usually address the incumbents response in the markets directly affected by the exit, and do not explore the indirect effects of competition reduction in markets where there was a threat of entry. Seeking to fill this gap, this paper evaluates the incumbents response when the entry threat is withdrawn, both in terms of price and quantity offered. In this regard, the Brazilian passenger air transport market on scheduled domestic flights is analyzed, and the exit of Avianca Brazil, the 4th largest airline in the sector, is explored. As a result, evidence was found that the main incumbents respond with price increases. In the routes in which Avianca first withdraw operation and then withdraw threat, it was possible to distinguish the impacts resulting from these two events, and a large part of the observed price increase occurs with the withdrawal of the threat. On routes where there was no operation prior to the withdrawal of the threat, a significant price increase was also observed in response to the withdrawal of the threat. However, when analyzing the quantity offered, there was no evidence of response by the incumbents in terms of number of flights or number of seats offered. Thus, this study seeks to contribute to a better understanding of business strategies and the effects of reduction on competition.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-02-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.