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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2021.tde-19012022-204119
Documento
Autor
Nome completo
Rafael da Rocha Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Lucinda, Claudio Ribeiro de (Presidente)
Bettini, Humberto Filipe de Andrade Januário
Moita, Rodrigo Menon Simões
Oliveira, Alessandro Vinícius Marques de
Título em português
Como as empresas aéreas respondem à saída de um competidor potencial: o caso da Avianca Brasil
Palavras-chave em português
Ameaça
Competição potencial
Empresas aéreas
Falência
Saída
Resumo em português
Pouca atenção tem sido dada na literatura aos efeitos da saída de um competidor potencial. Trabalhos que analisam a saída de empresas do mercado costumam analisar a resposta das incumbentes apenas nos mercados diretamente afetados pela saída, e não exploram os efeitos indiretos da redução da competição, nos mercados em que existia ameaça de entrada. Visando preencher esta lacuna, o objetivo deste trabalho é avaliar a resposta das empresas incumbentes à retirada de ameaça de entrada, tanto em termos de preço quanto de quantidade ofertada. Para isto, foi analisado o mercado brasileiro de transporte aéreo de passageiros em voos domésticos regulares, e explorado o fato da saída da Avianca Brasil, 4ª maior empresa aérea do setor. Como resultado, foram encontradas evidências de que as principais incumbentes respondem com aumento de preço. Nas rotas em que ocorre primeiro a retirada de operação e depois de ameaça, foi possível distinguir os impactos decorrentes destes dois eventos, sendo que grande parte do aumento de preços observado ocorre com a retirada de ameaça. Nas rotas em que não existia operação anterior à retirada de ameaça, também foi observado um aumento de preços significativo frente à retirada de ameaça. Entretanto, ao analisar a quantidade ofertada, não foram encontradas evidências de reposta por parte das incumbentes em termos de número de voos ou número de assentos ofertados. Espera-se, assim, ter contribuído para uma melhor compreensão das estratégias empresariais e dos efeitos decorrentes da redução na competição.
Título em inglês
How do airlines respond to the exit of a potential competitor: the Avianca Brazil case
Palavras-chave em inglês
Airlines
Bankruptcy
Exit
Potential competition
Threat
Resumo em inglês
Little attention has been given in the literature to the effects of a potential competitors exit. Studies that analyze firms exit usually address the incumbents response in the markets directly affected by the exit, and do not explore the indirect effects of competition reduction in markets where there was a threat of entry. Seeking to fill this gap, this paper evaluates the incumbents response when the entry threat is withdrawn, both in terms of price and quantity offered. In this regard, the Brazilian passenger air transport market on scheduled domestic flights is analyzed, and the exit of Avianca Brazil, the 4th largest airline in the sector, is explored. As a result, evidence was found that the main incumbents respond with price increases. In the routes in which Avianca first withdraw operation and then withdraw threat, it was possible to distinguish the impacts resulting from these two events, and a large part of the observed price increase occurs with the withdrawal of the threat. On routes where there was no operation prior to the withdrawal of the threat, a significant price increase was also observed in response to the withdrawal of the threat. However, when analyzing the quantity offered, there was no evidence of response by the incumbents in terms of number of flights or number of seats offered. Thus, this study seeks to contribute to a better understanding of business strategies and the effects of reduction on competition.
 
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Data de Publicação
2022-02-03
 
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