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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2023.tde-14122023-195420
Documento
Autor
Nome completo
Matheus Rezende Dias
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Moita, Rodrigo Menon Simões (Presidente)
Ledo, Bruno Cesar Aurichio
Lucinda, Claudio Ribeiro de
Mattos, Enlinson Henrique Carvalho de
Título em inglês
Impacts of an urban toll on pollution and road accidents: evidence from São Paulo
Palavras-chave em inglês
Car Externalities
Travel Mode demand
Resumo em inglês
In this paper, we investigate the effects of an urban toll on road accidents and pollution in Sao Paulo. Using the Origin and Destination (OD) database for 2017, we employ a Nested Logit model to estimate transportation demand in Sao Paulo. Our goal is to analyze the changes in demand resulting from the imposition an urban toll of R$ 0.47 per traveled kilometer in Sao Paulo Expanded Center. Ad- ditionally, we explore the impact of the toll on Consumer Surplus, as well as on pollution and accident externalities. Our findings reveal that the urban toll per traveled kilometer can significantly reduce the number of individuals opting for car mode, decreasing its share from 33.1% to 23.9%. This reduction in car usage enables us to estimate the total pollution that can be avoided by considering the vehicle emission factors. Finally, utilizing the social cost of pollution and accidents, we calculate that the implementation of the urban toll could lead to a social gain of R$ 153 million annually.
Título em português
Impactos do pedágio urbano sobre poluição e acidentes de trânsito: evidências de São Paulo
Palavras-chave em português
Externalidades dos automóveis
Modelo de Escolha de Transporte
Resumo em português
Nesse trabalho investigamos os efeitos de um pedágio urbano sobre poluição e acidentes de trânsito em São Paulo. Utilizando dados da Pesquisa Origem e Destino 2017, empregamos um modelo de escolha discreta, em particular um logit aninhado, para estimar a demanda por meio de transporte em São Paulo. Nosso objetivo é analisar a mudança na demanda decorrente da imposição de um pedágio urbano no valor de R$ 0,47 por quilometro rodado dentro do Centro Expandido. No mais, analisamos o impacto do pedágio sobre o Excedente do Consumidor, bem como seus efeitos na redução de poluição e acidentes. Nossos resultados revelam que a adoção do pedágio urbano por quilometro rodado é capaz de reduzir substancialmente o número de indivíduos escolhendo carro como meio de transporte, de 33,1% para 23,9% no nosso modelo. Essa redução no uso do carro possibilita o calculo da emissão de poluentes evitada pela política, fazendo uso dos fatores de emissão veicular proporcionados pela CETESB. Por fim, utilizamos o custo social da poluição e de acidentes de trânsito e concluímos que a implementação do pedágio urbano pode gerar um ganho de bem estar social de R$ 153 milhoes por ano.
 
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Data de Publicação
2023-12-22
 
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