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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2023.tde-12042024-182409
Documento
Autor
Nome completo
João Pedro Saldanha Corrêa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Haddad, Eduardo Amaral (Presidente)
Araújo Junior, Inácio Fernandes de
Azzoni, Carlos Roberto
Perobelli, Fernando Salgueiro
Título em português
Sistema de transporte e habitação na região metropolitana de São Paulo: uma abordagem de preços hedônicos
Palavras-chave em português
Acessibilidade a empregos
Imóveis residenciais
Índice de acessibilidade
Infraestrutura de transporte
Resumo em português
Neste trabalho estimou-se o preço marginal da acessibilidade aos empregos na composição do preço de oferta do metro quadrado de área útil em imóveis residenciais lançados entre 2014 e 2017 na Região Metropolitana de São Paulo. Isso foi feito por meio de modelos de preços hedônicos que tomam as Zonas de Tráfego (ZTs) formuladas pela Pesquisa Origem Destino 2017 como unidade de análise espacial. A acessibilidade aos empregos foi mensurada por meio de dois índices de acessibilidade: um para o transporte privado (IA PRIV) e outro para o transporte público (IA PUB). Os resultados indicam que um acréscimo de 1000 empregos ao IA PRIV implica numa valorização do metro quadrado de R$ 1,04, enquanto um igual aumento de 1000 empregos no IA PUB resulta numa valorização de R$ 0,51. Modelos que tomam o logaritmo do preço total de oferta também foram estimados, mas testes subsequentes indicaram que suas estimativas contêm viés, potencialmente proveniente de efeitos espaciais não controlados. Dois cenários foram simulados alterando a distribuição de empregos e a infraestrutura de transporte. O primeiro considerou que apenas a distribuição de empregos é modificada, assumindo aquela projetada em Haddad et al. (2020), enquanto a infraestrutura de transporte permanece a mesma. O segundo assume que tanto a distribuição dos empregos, quanto a infraestrutura de transporte sofrem alterações. A comparação entre os cenários permitiu isolar o efeito de nova infraestrutura sobre o preço do metro quadrado via o canal da acessibilidade aos empregos. As simulações indicam que aumentos de até 13,5% no índice de acessibilidade por transporte público, decorrentes da nova infraestrutura, implicaram em valorizações de até 0,8%.
Título em inglês
Transportation system and housing in São Paulo metropolitan region: a hedonic prices approach
Palavras-chave em inglês
Accessibility index
Accessibility to jobs
Housing
Transportation infrastructure
Resumo em inglês
This work uses hedonic price models to estimate the marginal price of accessibility to jobs embedded in the square meter offer price of new housing released between 2014 and 2017 in the São Paulo Metropolitan Region. The regionalization employed was formulated by the Origin Destination Survey 2017 and is based on the Traffic Zones (TZs). Two indexes measure accessibility: one for private vehicles (AI PRIV), and another for public transit (AI PUB). Results indicate that a 1000 jobs increase in AI PRIV leads to an increase in the square meter price equal to 1.04 BRL, while a similar increase in AI PUB yields an increase of 0.51 BRL. Models whose dependent variable is the logarithm of the total price were also run. However, subsequent tests suggest that their results are biased, probably coming from uncontrolled spatial effects. Two employment and infrastructure scenarios were run. The first one adopts the employment distribution predicted in Haddad et al. (2020), while the second adopts this distribution and an expanded transit infrastructure. The comparison between the scenarios highlights the effect of new infrastructure on the square meter price through the channel of increased accessibility to jobs. Results show that increases in AI PUB of up to 13.5% originating from the new infrastructure generate price increases of up to 0.8%.
 
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Data de Publicação
2024-05-03
 
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