• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2023.tde-12042024-182409
Documento
Autor
Nombre completo
João Pedro Saldanha Corrêa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Haddad, Eduardo Amaral (Presidente)
Araújo Junior, Inácio Fernandes de
Azzoni, Carlos Roberto
Perobelli, Fernando Salgueiro
Título en portugués
Sistema de transporte e habitação na região metropolitana de São Paulo: uma abordagem de preços hedônicos
Palabras clave en portugués
Acessibilidade a empregos
Imóveis residenciais
Índice de acessibilidade
Infraestrutura de transporte
Resumen en portugués
Neste trabalho estimou-se o preço marginal da acessibilidade aos empregos na composição do preço de oferta do metro quadrado de área útil em imóveis residenciais lançados entre 2014 e 2017 na Região Metropolitana de São Paulo. Isso foi feito por meio de modelos de preços hedônicos que tomam as Zonas de Tráfego (ZTs) formuladas pela Pesquisa Origem Destino 2017 como unidade de análise espacial. A acessibilidade aos empregos foi mensurada por meio de dois índices de acessibilidade: um para o transporte privado (IA PRIV) e outro para o transporte público (IA PUB). Os resultados indicam que um acréscimo de 1000 empregos ao IA PRIV implica numa valorização do metro quadrado de R$ 1,04, enquanto um igual aumento de 1000 empregos no IA PUB resulta numa valorização de R$ 0,51. Modelos que tomam o logaritmo do preço total de oferta também foram estimados, mas testes subsequentes indicaram que suas estimativas contêm viés, potencialmente proveniente de efeitos espaciais não controlados. Dois cenários foram simulados alterando a distribuição de empregos e a infraestrutura de transporte. O primeiro considerou que apenas a distribuição de empregos é modificada, assumindo aquela projetada em Haddad et al. (2020), enquanto a infraestrutura de transporte permanece a mesma. O segundo assume que tanto a distribuição dos empregos, quanto a infraestrutura de transporte sofrem alterações. A comparação entre os cenários permitiu isolar o efeito de nova infraestrutura sobre o preço do metro quadrado via o canal da acessibilidade aos empregos. As simulações indicam que aumentos de até 13,5% no índice de acessibilidade por transporte público, decorrentes da nova infraestrutura, implicaram em valorizações de até 0,8%.
Título en inglés
Transportation system and housing in São Paulo metropolitan region: a hedonic prices approach
Palabras clave en inglés
Accessibility index
Accessibility to jobs
Housing
Transportation infrastructure
Resumen en inglés
This work uses hedonic price models to estimate the marginal price of accessibility to jobs embedded in the square meter offer price of new housing released between 2014 and 2017 in the São Paulo Metropolitan Region. The regionalization employed was formulated by the Origin Destination Survey 2017 and is based on the Traffic Zones (TZs). Two indexes measure accessibility: one for private vehicles (AI PRIV), and another for public transit (AI PUB). Results indicate that a 1000 jobs increase in AI PRIV leads to an increase in the square meter price equal to 1.04 BRL, while a similar increase in AI PUB yields an increase of 0.51 BRL. Models whose dependent variable is the logarithm of the total price were also run. However, subsequent tests suggest that their results are biased, probably coming from uncontrolled spatial effects. Two employment and infrastructure scenarios were run. The first one adopts the employment distribution predicted in Haddad et al. (2020), while the second adopts this distribution and an expanded transit infrastructure. The comparison between the scenarios highlights the effect of new infrastructure on the square meter price through the channel of increased accessibility to jobs. Results show that increases in AI PUB of up to 13.5% originating from the new infrastructure generate price increases of up to 0.8%.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-05-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.