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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2000.tde-06062023-141015
Document
Auteur
Nom complet
Carlos Eduardo Soares Gonçalves
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2000
Directeur
Jury
Kanczuk, Fabio (Président)
Garcia, Márcio Gomes Pinto
Rocha, Fabiana Fontes
Titre en portugais
Prêmio de risco político
Mots-clés en portugais
Macroeconomia
Títulos públicos
Resumé en portugais
O presente artigo visa fornecer um argumento de racionalidade econômica que explique os grandes diferenciais de taxas de juros e também os possíveis diferentes níveis de endividamento observados entre vários países. A idéia intuitiva é a de que países com instituições políticas mais sólidas e probas tem a possibilidade de sustentar um mesmo estoque de títulos em poder das famílias a taxas reais de juros mais baixas. O trabalho defende que a justificativa, normalmente apresentada, de que as taxas de juros são mais elevadas em algumas economias devido a implementação de planos de estabilização ou combate a crises cambiais não é suficiente para explicar tal diferencial. O modelo, mais especificamente, assume a existência de um problema de assimetria de informação onde as famílias desconhecem o tipo de governo atualmente no poder, fato que influencia diretamente sua decisão de poupança alocada sob a forma de papéis públicos e as leva a realizar um exercício de extração de sinal. Diferentemente de outros artigos nesta literatura, a ocorrência do default não resulta da impossibilidade de arrecadar-se impostos não-distorcivos frente a um choque orçamentário, mas de uma questão de preferências stricto sensu.
Titre en anglais
Political risk premium
Mots-clés en anglais
Government bonds
Macroeconomics
Resumé en anglais
The main purpose of this article is to provide an economic rationale to explain the large interest rate differentials as well as the different levels of public borrowing across countries. The intuitive idea behind the article is that countries which developed more solid and transparent political institutions can afford the same level of public debt stock at lower real interest rate levels. One conclusion of the paper is that implementation of stabilization plans or policies aimed at fighting speculative attacks may not be sufficient in justifying such differentials. The model assumes the existence of an assimetric Information problem, given that households cannot perfectly identify the current governments preferences. Accordingly, this directly affects their saving decisions in the form of public securities and leads them into a signal extraction exercise. Differently from other papers in this field, the occurrence of a public default does not derive from the impossibility of raising lump-sum taxes when the government is faced with an unexpected budget shock, but from a strícto sensu preference issue.
 
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Date de Publication
2023-06-06
 
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