Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2010.tde-03112010-183711
Documento
Autor
Nome completo
Carla Jucá Amrein
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Igliori, Danilo Camargo (Presidente)
Madeira, Ricardo de Abreu
Sartoris Neto, Alexandre
Título em português
Capital humano e capital urbano: o impacto das escolas nos preços dos imóveis no município de São Paulo
Palavras-chave em português
Economia urbana
Educação
Habitação
Mercado imobiliário-São Paulo (SP)
Preços hedônicos
Resumo em português
A presente dissertação tem o objetivo de investigar o impacto da proximidade e da qualidade das escolas no preço das residências do município de São Paulo. Mais especificamente, o estudo avalia como o mercado imobiliário de residências capitaliza a presença e a qualidade das escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental de primeira a quarta série. São Paulo combina um sistema de ensino público que tem a regra de matrícula baseada na proximidade da residência à escola com um sistema privado bem desenvolvido, disponibilizando cerca de 800 escolas apenas neste nível de ensino. Utilizando uma extensa base de dados de lançamentos residenciais no período de janeiro de 2002 a março de 2008, foram encontradas evidências de que, em média, o mercado imobiliário da cidade de São Paulo não capitaliza a proximidade nem a qualidade das escolas, tanto públicas quanto privadas. Fatores como a proximidade aos principais centros de empregos da cidade e características da vizinhança, como proximidade a favelas, parecem prevalecer no processo de decisão sobre a localização da residência. Todos esses resultados foram obtidos através da estimação de modelos hedônicos cuja especificação foi definida com base nos modelos de economia urbana e nos princípios de economia espacial.
Título em inglês
The impacts of schools into housing prices in the municipality of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Hedonic price models
Housing market
Schools
Urban economics
Resumo em inglês
The aim of this dissertation is to measure how the housing market in the city of São Paulo capitalizes the proximity and the quality of public and private primary schools. São Paulo combines a public system with registration based on the residences proximity to school with a well developed private system, which provides approximately 800 schools as an alternative primary education for children. Using an extensive database of new residential developments during the period of January 2002 to March 2008, the results show evidences that the housing market in São Paulo does not capitalize the proximity neither the quality of primary public and private schools. The results were obtained through the estimation of hedonic models whose specification was defined based on the models of urban economics and the principles of spatial economics
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Data de Publicação
2010-11-18