• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.12.2011.tde-02122011-204841
Documento
Autor
Nome completo
Luís Eduardo Negrão Meloni
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Gonçalves, Carlos Eduardo Soares (Presidente)
Madeira, Ricardo de Abreu
Sakurai, Sérgio Naruhiko
Título em português
Os efeitos das expectativas de reeleição sobre os ciclos políticos: uma análise empírica a partir da política fiscal dos municípios brasileiros
Palavras-chave em português
Econometria
Economia política
Política fiscal
Resumo em português
Essa dissertação pressupõe a existência de um trade-off enfrentado pelos políticos em anos de eleição. Se por um lado a possibilidade de realizar ciclos da política econômica em ano eleitoral pode refletir em aumento da probabilidade de reeleição, por outro lado é razoável supor que o político incorre em algum tipo de custo ao realizar ciclos. A partir dessa suposição, essa dissertação investiga se os ciclos políticos são menores em situações em que o político incumbente possui, ex-ante, uma alta probabilidade de se reeleger. Essa investigação é feita a partir da análise da despesa dos municípios brasileiros no período de 1997 a 2007. Os resultados mostram que existem evidências de que em anos eleitorais os gastos são distorcidos em favor das despesas com transferências. Os resultados também indicam que em situações em que o candidato possui, ex-ante, uma grande probabilidade de ser reeleito, os ciclos são menores, o que parece de acordo com a hipótese de existência de custos para a realização de ciclos.
Título em inglês
The effects of re-election expectations on political cycles: an empirical analysis based on Brazilian municipalities
Palavras-chave em inglês
Econometrics
Fiscal policy
Political economy
Resumo em inglês
This dissertation assumes the existence of a trade-off faced by politicians in election years. On one hand the possibility of cycles in election years may reflect in increased probability of re-election. On the other hand it is reasonable to assume that the politician incurs in some kind of cost to do political cycles. From this assumption, this paper investigates whether political cycles are smaller in situations where the incumbent politician has, exante, a high probability of reelection. This research is done by analyzing the expenditure of Brazilian municipalities in the period 1997 to 2007. The results shows that there is evidence that spending in election years are distorted in favor of spending on transfers. The results also indicate that in situations where the candidate has, ex-ante, a high probability of being reelected, the cycles tend to be smaller, which seems to be in line with the hypothesis postulated in this dissertation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-12-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.