• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2001.tde-31012022-103425
Documento
Autor
Nome completo
Vera Maria Rodrigues Ponte
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Banca examinadora
Catelli, Armando (Presidente)
Angelo, Claudio Felisoni de
Cia, Joanilia Neide de Sales
Martins, Eliseu
Parisi, Cláudio
Título em português
Uma contribuição à formulação de um modelo de apuração de resultado de redes de varejo: uma abordagem da gestão econômica
Palavras-chave em português
Contabilidade
Gestão Econoômica
Vendas a varejo
Resumo em português
Este estudo tem por objetivo principal formular um modelo de apuração de resultado de redes de varejo, capaz de gerar informações que possam subsidiar o processo de gestão dessas organizações e contribuir para a otimização de seus resultados. Para consecução desse objetivo, recorreu-se ao exame de estudos publicados sobre o setor varejista, e realizou-se uma pesquisa descritiva em quatro grandes redes nacionais de varejo do setor farmacêutico Drogasil, Drogamed, Drogasmil e Farmácias Pague Menos, com o intuito de colher informações específicas sobre a realidade brasileira. Foi concebido um modelo fundamentado nos conceitos de Gestão Econômica, com destaque para o uso do custo de oportunidade na mensuração dos recursos econômicos obtidos e sacrificados nas atividades desenvolvidas nas redes de varejo, abordando-se as principais transações relacionadas com o ciclo de compra e venda de mercadorias. O modelo proposto trata de maneira sistêmica os impactos das transações ocorridas no dia-a-dia das redes de varejo, refletindo seus aspectos físicos, financeiros, econômicos e patrimoniais, que são reconhecidos no momento da ocorrência da transação e identificados com a atividade e a área de responsabilidade que lhes deram origem. O modelo evidencia a contribuição de cada atividade e área de responsabilidade para o resultado da empresa, e apura um resultado para os pontos de venda que espelha a efetiva agregação de riqueza proporcionada pelas atividades neles desenvolvidas. Confrontam-se os dados gerados pelo modelo proposto, com aqueles disponibilizados pelos modelos em uso nas empresas pesquisadas, demonstrando-se as diferenças no tocante às informações geradas, deixando claro que as respostas propiciadas pelos modelos convencionais são insuficientes e podem levar a decisões que não otimizem o resultado das redes de varejo
Título em inglês
A contribution to the formulation of a model for calculating the results of retail chains: an approach to economic management
Palavras-chave em inglês
Accounting
Economic management
Retail sales
Resumo em inglês
This study has the main objective of formulating a model for ascertaining retail network results capable of generating information that can subsidize the process of managing these organizations and contribute to optimizing their results. To achieve this objective, we resorted to examining published retail sector studies and conducted descriptive research on four large national retail networks in the pharmaceutical sector: Drogasil, Drogamed, Drogasmil and Pague Menos with the intention of obtaining specific Information about the Brazilian reality. A model based on Economic Management concepts was conceived that emphasizes the use of opportunity costs in measuring economic resources gained and sacrificed toward activities developed in retail networks that deal with the primary transactions relating to the buying cycle and the sale of goods. The proposed model systemically treats the impact of the day-to-day transactions taking place within retail networks and reflects the physical, financial, economic and patrimonial aspects recognized at the time of the transaction and identified with the activity and area of responsibility that originated them. The model shows the contribution of each activity and area of responsibility toward the results of the company (as a whole) and ascertains point-of-sale results that mirror the effective aggregation of proportionate wealth for the activities developed within them. In comparing the data generated by the proposed model with that available through the models in actual use at the companies researched demonstrated differences in terms of Information generated which makes it clear that answers currently offered by conventional models are insufficient and may consequently lead to decisions that do not fully optimize retail network results
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-01-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.