• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2001.tde-31012022-103425
Documento
Autor
Nombre completo
Vera Maria Rodrigues Ponte
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2001
Director
Tribunal
Catelli, Armando (Presidente)
Angelo, Claudio Felisoni de
Cia, Joanilia Neide de Sales
Martins, Eliseu
Parisi, Cláudio
Título en portugués
Uma contribuição à formulação de um modelo de apuração de resultado de redes de varejo: uma abordagem da gestão econômica
Palabras clave en portugués
Contabilidade
Gestão Econoômica
Vendas a varejo
Resumen en portugués
Este estudo tem por objetivo principal formular um modelo de apuração de resultado de redes de varejo, capaz de gerar informações que possam subsidiar o processo de gestão dessas organizações e contribuir para a otimização de seus resultados. Para consecução desse objetivo, recorreu-se ao exame de estudos publicados sobre o setor varejista, e realizou-se uma pesquisa descritiva em quatro grandes redes nacionais de varejo do setor farmacêutico Drogasil, Drogamed, Drogasmil e Farmácias Pague Menos, com o intuito de colher informações específicas sobre a realidade brasileira. Foi concebido um modelo fundamentado nos conceitos de Gestão Econômica, com destaque para o uso do custo de oportunidade na mensuração dos recursos econômicos obtidos e sacrificados nas atividades desenvolvidas nas redes de varejo, abordando-se as principais transações relacionadas com o ciclo de compra e venda de mercadorias. O modelo proposto trata de maneira sistêmica os impactos das transações ocorridas no dia-a-dia das redes de varejo, refletindo seus aspectos físicos, financeiros, econômicos e patrimoniais, que são reconhecidos no momento da ocorrência da transação e identificados com a atividade e a área de responsabilidade que lhes deram origem. O modelo evidencia a contribuição de cada atividade e área de responsabilidade para o resultado da empresa, e apura um resultado para os pontos de venda que espelha a efetiva agregação de riqueza proporcionada pelas atividades neles desenvolvidas. Confrontam-se os dados gerados pelo modelo proposto, com aqueles disponibilizados pelos modelos em uso nas empresas pesquisadas, demonstrando-se as diferenças no tocante às informações geradas, deixando claro que as respostas propiciadas pelos modelos convencionais são insuficientes e podem levar a decisões que não otimizem o resultado das redes de varejo
Título en inglés
A contribution to the formulation of a model for calculating the results of retail chains: an approach to economic management
Palabras clave en inglés
Accounting
Economic management
Retail sales
Resumen en inglés
This study has the main objective of formulating a model for ascertaining retail network results capable of generating information that can subsidize the process of managing these organizations and contribute to optimizing their results. To achieve this objective, we resorted to examining published retail sector studies and conducted descriptive research on four large national retail networks in the pharmaceutical sector: Drogasil, Drogamed, Drogasmil and Pague Menos with the intention of obtaining specific Information about the Brazilian reality. A model based on Economic Management concepts was conceived that emphasizes the use of opportunity costs in measuring economic resources gained and sacrificed toward activities developed in retail networks that deal with the primary transactions relating to the buying cycle and the sale of goods. The proposed model systemically treats the impact of the day-to-day transactions taking place within retail networks and reflects the physical, financial, economic and patrimonial aspects recognized at the time of the transaction and identified with the activity and area of responsibility that originated them. The model shows the contribution of each activity and area of responsibility toward the results of the company (as a whole) and ascertains point-of-sale results that mirror the effective aggregation of proportionate wealth for the activities developed within them. In comparing the data generated by the proposed model with that available through the models in actual use at the companies researched demonstrated differences in terms of Information generated which makes it clear that answers currently offered by conventional models are insufficient and may consequently lead to decisions that do not fully optimize retail network results
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-01-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.