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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2021.tde-30072021-194857
Documento
Autor
Nome completo
Arnaldo Augusto de Albuquerque Trigo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Luiz Nelson Guedes de (Presidente)
Martinez, Antonio Lopo
Nova, Silvia Pereira de Castro Casa
Zaro, Elise Soerger
Título em português
Alterações nos relatos integrados de alguns bancos no Brasil
Palavras-chave em português
Comunicações na contabilidade
Comunicações voluntárias
Relações com investidores
Relato integrado
Setor bancário
Resumo em português
O volume e complexidade de informações divulgadas por companhias abertas aumenta exponencialmente como consequência de atender a busca por informação de seus stakeholders. Com isso surge a necessidade de se estabelecer departamentos de relações com investidores bem estruturados e processos internos robustos para a função estratégica de comunicação. O relato integrado surge com a intenção facilitar o processo de conectividade da informação e sua divulgação, em especial para tomada de decisão dos detentores de capital, em relação a criação de valor no longo prazo. O objetivo desta pesquisa é observar e descrever as alterações ocorridas entre os relatórios dos bancos Itaú e Bradesco (considerados como benchmark) para os anos de divulgação 2015 (ano-base 2014) e 2019 (ano-base 2018) que se enquadram no modelo de relato integrado. Realizou-se uma abordagem predominantemente qualitativa, com a utilização de análise de conteúdo e de template e frequência de segmentos codificados concomitantemente em quatro dimensões: (I) temática (com seis categorias e 60 códigos - como "código" entenda-se classes de indexadores temáticos); (II) qualitativa/quantitativa; (III) financeira/não financeira; e (IV) temporal (histórica, prospectiva, ou sem tempo definido). A partir desses dados, fez-se a descrição e análise de cada dimensão, assim como dos cruzamentos dos códigos entre elas, até uma análise quadrimensional da frequência e suas alterações no período. Foram 23.544 unidades de código e 5.886 segmentos de texto no total. Os resultados foram discutidos no âmbito de cada dimensão, sendo observadas alterações distintas no aumento ou diminuição da frequência de segmentos entre as organizações. Contudo, os dados indicaram que houve uma convergência, nas organizações, no período, quanto ao percentual de distribuição dos códigos, das categorias não temáticas, em relação ao relatório como um todo. As principais limitações de pesquisa foram o volume de textos segmentados manualmente, o que restringe o número de companhias analisadas, a codificação que pode carregar elementos subjetivos e a ambiguidade entre os termos "Relato Integrado" e "Relatório Integrado" em pesquisas acadêmicas em português. Esta pesquisa faz uma análise empírica dos relatórios divulgados nos períodos quanto a frequência de códigos e sua distribuição nas dimensões. Esse tipo de análise pode se tornar uma ferramenta para auxiliar os stakeholders na avaliação das companhias, tanto num cruzamento transversal de informações quanto com o acompanhamento de sua evolução ao longo do tempo.
Título em inglês
Changes in the integrated reporting of some banks in Brazil
Palavras-chave em inglês
Accounting communication
Banking sector
Integrated reporting
Investor relations
Voluntary disclosure
Resumo em inglês
The volume and complexity of information disclosed by publicly-held companies increases exponentially as a consequence of meeting the demand for information from its Stakeholders. As a result, there is a need to establish well-structured Investor Relations Departments and robust internal processes for this strategic communication function. The Integrated Reporting arises with the intention of facilitating the process of information connectivity and its dissemination, especially for decision-making by capital holders, in relation to the creation of value in the long term. The purpose of this research is to observe and describe the changes that occurred between the reports of the Itaú and Bradesco Banks (considered as benchmarks) for the years ended December 2014 - disclosed in 2015 and December 2018 - disclosed in 2019 that suited the Integrated Reporting model. A predominantly qualitative approach was carried out, with the use of content and template analysis with the frequency of segments coded concomitantly in four dimensions: (I) thematic (with six categories and 60 codes - "code" is meant as classes of thematic indexers); (II) qualitative / quantitative; (III) financial / non-financial; and (IV) time (historical, prospective, or without defined time). From these data, each dimension was described and analyzed, as well as the crossings of the codes between them, until a four-dimensional analysis of the frequency and its changes in the period. 23,544 codes units were encoded, in 5,886 text segments in total. The results were discussed in the scope of each dimension, with distinct changes in the increase or decrease in the frequency of segments between the Organizations. However, the data indicated that there was a convergence, in the Organizations, in the period, regarding the percentage of distribution of the codes, of the non-thematic categories, in relation to the report as a whole. The main research limitations were the volume of texts manually segmented, which restricts the number of companies analyzed, the coding that can carry subjective elements and the ambiguity between the terms "Relato Integrado" and "Relatório Integrado" in academic research in the Portuguese language. This research makes an empirical analysis of the reports published in the periods regarding the frequency of codes and their distribution in the dimensions. This type of analysis can become a tool to assist stakeholders in the evaluation of companies, both in a cross-checking of information and with the monitoring of their evolution over time.
 
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Data de Publicação
2021-08-13
 
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