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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2004.tde-27022024-154036
Documento
Autor
Nome completo
Cleonice Lima Marinho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Nascimento, Diogo Toledo do (Presidente)
Bacic, Miguel Juan
Fama, Rubens
Título em português
Proposição de um modelo de apuração de custo e de formação de mensalidades para instituições de ensino superior privadas (IESPs) do Pará: uma abordagem do custeio baseado em atividades
Palavras-chave em português
Custeio baseado em atividades
Ensino superior
Preços
Resumo em português
O presente trabalho demonstra a contribuição diferenciada do método de Custeio Baseado em Atividades (ABC) e do método do markup na determinação das mensalidades, nas Instituições de Ensino Superior Privadas (lESPs) do Pará. O seu diferencial está em possibilitar que os custos sejam apurados considerando, o conceito de rastreamento e detalhados em nivel de atividades, para, depois, serem agregados a uma taxa de markup na determinação das mensalidades. A priori, trata-se de serviços, abrangendo sua definição, diferenças em relação aos bens, características específicas e comuns aos bens e o seu ambiente setorial. As (lESPs) do estado do Pará, organizações de serviços, são caracterizadas pela sua forma de organização de acordo com a legislação vigente no País, e métodos de custeio adotados. Destaca-se que as transformações ocorridas no mundo dos negócios têm afetado comportamentos, levando a uma expansão do setor, onde mais pessoas têm procurado os serviços oferecidos pelas lESPs, apesar da demanda ainda ser bem superior à oferta, fato que as caracteriza também como partícipes de um mercado de concorrência monopolística. Assim, as atuais necessidades gerenciais são outras, requerendo, portanto, informações congruentes com as mesmas, no que tange a métodos de custeio e de determinação das mensalidades. Em atendimento a essas necessidades, sugere-se a utilização do método de Custeio Baseado em Atividades e do método do markup para determinação das mensalidades, pela capacidade contributiva dos mesmos em decisões gerenciais, através de um modelo e correspondente aplicação, em um estudo de caso baseado na realidade de uma IESP (embora com números fictícios) e respeitando as bases conceituais consideradas durante todo o trabalho
Título em inglês
Proposing a model for calculating costs and forming monthly fees for private higher education institutions (IESPs) in Pará: an activity-based costing approach
Palavras-chave em inglês
Activity-based costing
Higher education
Prices
Resumo em inglês
This study demonstrates the differential contributions offered by Activity Based Costing (ABC) and by the markup method in determining the monthly fees of Private Higher Education Institutions (PHEIs) in Pará, Brazil. Their differential lies in the fact that they allow for cost verification in view of the tracking concept and costs detailed at the level of activities. Thus, this cost is used to apply the markup rate in monthly fee determination. First, we define services and discuss specific and common characteristics in relation to goods, as well as their sectorial environment. The PHEIs are characterized as to their organization in accordance with Brazilian legislation. We highlighted that business transformations have affected behavior; the expansion of this sector stands out, since more people have demanded their services. Nevertheless, demands still greatly exceed supplies. These organizations are identified as participants in a market with monopolistic competition. This leads to different management needs, which require appropriate information with respect to costing and monthly fee determination methods. We highlight the costing methods adopted by these institutions and, in the model, we suggest the use of the Activity Based Costing and markup methods to verify costs and determine monthly fees, due to their capacity to contribute to management decisions. In the fourth chapter, the model is applied to a real case based in the reality of PHEI and on the basis of a conceptual framework considered during the development of all steps of the study
 
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Data de Publicação
2024-02-27
 
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