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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2011.tde-26032012-151518
Documento
Autor
Nome completo
Cássio José Callegaro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Favero, Luiz Paulo Lopes (Presidente)
Chang Junior, João
Okimura, Rodrigo Takashi
Título em português
Previsão de consumo e percepção de utilização da internet no Brasil: uma abordagem multivariada
Palavras-chave em português
Análise multivariada
Comportamento do consumidor
Internet
Resumo em português
Com a inclusão digital no Brasil, houve um grande crescimento não só do número de pessoas com acesso à Internet, como também do número de pessoas que realizam compras por esse meio. Esta investigação, cuja temática situa-se na área do Comportamento do Consumidor no ambiente online no momento da realização de uma compra, pretende construir um modelo de compreensão e verificação da propensão, ou predisposição, de um indivíduo para realizar compras online, a partir da análise das variáveis socioeconômicas e comportamentais. Por meio de análises estatísticas multivariadas - análise fatorial, análise de homogeneidade e análise de regressão logística -, concluiu-se que, entre os usuários da Internet pesquisados, há heterogeneidade na forma do comportamento de consumo e que existem diversas variáveis que influenciam o consumo por meio da Internet que dependem, em parte, de alguma característica, qualidade ou opinião singular. Este resultado aponta para a possibilidade de entendimento do processo de tomada de decisão pelos consumidores online, que facilitará as estratégias de marketing de forma a realizar uma captação de visitantes para os sites e, consequentemente, melhor conversão de visitantes em consumidores, quaisquer que sejam os produtos ou serviços.
Título em inglês
Consumption prediction and perceptions of internet use in Brazil: a multivariate approach
Palavras-chave em inglês
Consumer behavior
Internet
Multivariate analysis
Resumo em inglês
The digital inclusion in Brazil has leveraged not only the number of individuals who access Internet, but also the amount of online shoppers. This essay, which delves into the area of Online Consumer Behavior at the moment of purchase, aims to design a model to verify and comprehend the tendency or inclination to shop online, regarding the analysis of social, economic and behavioral variables. Through multivariate analysis - factorial analysis, HOMALS and logistic regression -, it could be argued that, among the researched internet users, the web consumption behavior is influenced by an array of variables, resulting in a heterogenic pattern of e-shopping. The outcome points out a better understanding of online buyers' decision making process, allowing marketing strategies to increase the number of online visitors and improve the conversion from visitors to consumers, whatever the product or service may be.
 
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Data de Publicação
2012-05-31
 
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