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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-25102022-161452
Documento
Autor
Nome completo
Huang Chien En
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Cornachione Junior, Edgard Bruno (Presidente)
Nova, Silvia Pereira de Castro Casa
Oliveira, Antonio Benedito Silva
Título em português
A motivação e o rendimento escolar dos alunos de ciências contábeis à luz da teoria das expectativas de Vroom
Palavras-chave em português
Ensino Superior
Estudantes universitários
Motivação
Rendimento escolar
Resumo em português
A finalidade de qualquer programa educacional é promover a aprendizagem e a sua ocorrência se verifica pela modificação no desempenho do estudante. No entanto, o desempenho depende, simultaneamente, de motivação e habilidade. Com esse enfoque, a presente pesquisa tem o objetivo de utilizar a teoria das expectativas (expectancy theory) para explicar a motivação dos alunos em obter boas notas, isto é, alcançar bom desempenho acadêmico. A referida teoria foi desenvolvida por Vroom em 1964 e envolve dois modelos: valência (valence) e força (force). O modelo valência mensura a atratividade de um resultado e o modelo força mede a motivação em obter o resultado almejado. No contexto desta pesquisa, o modelo valência mede a atratividade percebida pelos alunos em obter boas notas e o modelo força mede a motivação do aluno em atingir boas notas. Com isso, as seguintes questões são investigadas: 1) O modelo valência explica a atratividade percebida pelos alunos em alcançar boas notas? 2) O modelo força explica a motivação dos alunos em obter boas notas? 3) A atratividade é mais relevante que a expectativa na motivação do aluno em obter boas notas? 4) Existe relacionamento entre a expectativa e a motivação em obter boas notas entre os alunos de Ciências Contábeis da FEA/USP e 5) A motivação do estudante em obter boas notas é relacionada com desempenho do aluno na disciplina? O processo de coleta de dados, nesta pesquisa, leva em conta um instrumento existente, validado e confiável, que já foi utilizado em trabalhos científicos anteriores (HARRELL et al., 1985; GEIGER; COOPER, 1996; GEIGER et al., 1998; CAMPBELL et al., 2003). Utilizou-se a técnica de regressão linear múltipla, verificou-se que o R2 ajustado do modelo de valência e de força foi de 0,74 e 0,75, respectivamente. Além disso, não foi encontrada diferença significativa entre a variável atratividade e expectativa no esforço do aluno em melhorar a nota. Por outro lado, encontrou-se uma correlação significativa entre nota e esforço bem como os maiores esforços estão nas maiores expectativas. Os alunos participantes da pesquisa são do curso de Ciências Contábeis do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
Título em inglês
The motivation and school performance of accounting science students in the light of Vroom's theory of expectations
Palavras-chave em inglês
Higher education
Motivation
School performance
University students
Resumo em inglês
The goal of any educational program is to promote learning, and this process is verified through changes in students performance. However, students performance depends simultaneously on students' motivation as well as on their abilities. With this approach, the present research aims at using use the expectancy theory to explain students motivation to obtain good grades, that is, to achieve good academic performance. The referenced theory was developed by Vroom in 1964 and involves two models: valence and force. The valence model measures the attractiveness of the result, and the force model measures the students motivation in attaining good grades. With this, the following questions are investigated: 1) Does the valence model explain the perceived attractiveness for students to achieve good grades? 2) Does the force model explain students motivation in obtaining good grades? 3) Is attractiveness more relevant than expectation in students motivation to obtain good grades? 4) Is there a relationship between expectation and motivation among students in FEA/USP s accounting program to obtain good grades? and 5) Is students motivation to obtain good grades related to students performance in the program? The process of collecting data in this research is done through an implementation process that is existent, validated, and reliable, which had been used in previous scientific research (Harrell et al., 1985; Geiger; Cooper, 1996; Geiger et al., 1998; Campbell et al., 2003). The multiple regression analysis model was used to analyze the data collected, during which the adjusted R2 of the valence model and that of the force model were verified to be 0,74 and 0,75 respectively. Furthermore, no significant difference was found between the attractiveness variable and the expectation in students' efforts to improve their grades. On the other hand, a significant correlation was found between the grade and the efforts as well as the indication that the best efforts are found in the highest expectations. Students that participated in this research are from the Accounting Department of the School of Economics, Administration, and Accounting of University of São Paulo.
 
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MsHuangChienEn.pdf (5.66 Mbytes)
Data de Publicação
2022-10-25
 
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