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Doctoral Thesis
DOI
10.11606/T.12.2013.tde-25092013-081152
Document
Author
Full name
Alexandre Gonzales
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2013
Supervisor
Committee
Santos, Ariovaldo dos (President)
Cardoso, Ricardo Lopes
Lemes, Sirlei
Salotti, Bruno Meirelles
Weffort, Elionor Farah Jreige
Title in Portuguese
Alterações no patrimônio líquido a partir de 2010 e a percepção  dos docentes de contabilidade
Keywords in Portuguese
Contabilidade
Contabilidade societária
Demonstração financeira
Patrimônio liquido
Abstract in Portuguese
A contabilidade nacional tem passado por mudanças no sentido de convergir suas normas às internacionais. O início dessas mudanças se deu, em 2008, por força da Lei nº 11.638/2007, e foi completado em 2010, por força da Medida Provisória nº 449/2008, convertida posteriormente na Lei nº 11.941/2009. Dentre as mudanças que atingiram a contabilidade algumas estão relacionadas ao patrimônio líquido das empresas, por meio da criação de contas ou de reclassificação de valores do patrimônio líquido e de outros elementos das demonstrações contábeis. O patrimônio líquido deve ser entendido como um valor residual, ativo menos passivo, e é componente importante no balanço patrimonial das empresas. Partiu-se da plataforma teórica da Teoria Contratual da Firma, pela qual os agentes que interagem com as empresas se utilizam da contabilidade para avaliar o que entregam e o que recebem de retorno dessas empresas. O patrimônio líquido assume papel importante nessa relação, assim como as alterações relacionadas a ele. O presente trabalho buscou identificar a extensão das alterações no patrimônio líquido de companhias abertas em 2010, primeiro ano no qual todas as alterações propostas haviam sido introduzidas. A pesquisa foi efetivada com base em demonstrações contábeis de companhias abertas, as quais foram classificadas em setores. Após a referida classificação, buscou-se igualmente captar a percepção dos docentes de contabilidade sobre essas alterações por meio de questionários. Como resultado, identificou-se que as alterações promovidas no patrimônio líquido das empresas foram significativas em parte dos casos analisados, e que não afetaram empresas de segmentos distintos de forma homogênea. Verificou-se também que, embora exista consenso entre docentes de contabilidade sobre questões como a importância do patrimônio líquido e de sua composição para os usuários da contabilidade, não houve consenso quanto à extensão dos impactos no patrimônio líquido das empresas, decorrentes da alteração normativa contábil recente.
Title in English
Changes in equity from 2010 and the perception of accounting teachers
Keywords in English
Accounting
Corporate accounting
Equity
Financial statement
Abstract in English
The national accounting has undergone changes in order to converge its standards with international standards. The beginning of these changes was in 2008 by law nº 11.638/07, and was completed in 2010 under the Provisional Measure 449/08, converted later in law nº 11.941/09. Among the changes that affected accounting some are related to equity of companies through the creation of accounts, or by reclassification of values in equity and other elements previously classified elsewhere in the financial statements. The equity should be understood as a residual value, assets minus liabilities, and is an important component in the balance sheet of companies. Starting from the theoretical framework of the Contractual Theory of the Firm, by which agents that interact with the companies use accounting to assess what they deliver and what they receive in return from these companies. Equity plays an important role in this relationship, so as changes related to it. The present study sought to identify the extent of changes in equity of listed companies in the year 2010, the first year in which all proposed changes had been introduced. The research was done based on the financial statements of public companies, which were classified into sectors. Following this classification, also was sought to capture the perception of accounting teachers about these accounting changes through questionnaires. As a result it was found that the changes introduced in the equity of companies were significant in most cases analyzed, and that did not affect distinct segments companies evenly. Also was verified that although there is consensus among accounting teachers on issues such as the importance of equity and its composition for the users of accounting, there was no consensus about the extent of the impact on equity of companies arising from recent changes in accounting regulations.
 
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Publishing Date
2013-09-26
 
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