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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2019.tde-24102019-154431
Documento
Autor
Nombre completo
Carlos Simão Struckas Filho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Borinelli, Marcio Luiz (Presidente)
Lunkes, Rogério João
Faria, Ana Cristina de
Rocha, Welington
Título en portugués
Análise descritiva da utilidade da informação de custos nas empresas brasileiras de hotelaria: uma visão sob a perspectiva do tomador de decisão
Palabras clave en portugués
Contabilidade de custos
Hotelaria
Informação de custos
Tomada de decisão
Resumen en portugués
O presente trabalho teve como objetivo a investigação da utilidade das informações de custos no processo de tomada de decisão dos gestores de empresas brasileiras de hotelaria. Emprega-se, na pesquisa, preceitos advindos da Teoria da Informação, de modo a identificar subsídios para a conceitualização do que é Informação e subsídios práticos que permitam a delimitação de uma Informação de Custos, procedimento que permitiu a sistematização e descrição das informações provenientes dos artefatos investigados nesta dissertação. A pesquisa baseou-se no desenvolvimento e aplicação de um questionário voltado ao levantamento de dados a respeito da intensidade de uso, indicador da utilidade empregado pela pesquisa, das informações de custos no dia a dia dos gestores hoteleiros, mensurado por meio de uma escala likert de 7 pontos, na qual 1 indica a não utilização da informação em seu processo decisório e 7 a utilização intensa da informação. Os questionários foram enviados para as 10.800 (dez mil e oitocentas) empresas listadas pelo Cadastro Nacional de Empresas Turísticas do Ministério do Turismo (Cadastur) até o 3º semestre de 2018, obtendo-se um retorno de 58 (cinquenta e oito) questionários válidos. A partir dos dados obtidos nestes questionários identifica-se os seguintes valores médios de utilização das Informações de Custos provenientes de artefatos de: (a) Mensuração de Custos, 5,4 e 5,4; (b) Gestão Operacional de Custos, 5,4 e 5,4; e, (c) Gestão Estratégica de Custos, 4,6 e 4,7; nos processos de tomada de decisão operacional e estratégica, respectivamente, dos gestores das empresas brasileiras de hotelaria. Ainda, identifica-se que os artefatos tidos como mais úteis pelos gestores das empresas brasileiras de hotelaria são: (a) Mensuração de Custos - i. custeio pleno, e, ii. custeio por absorção; (b) Gestão Operacional de Custos - i. análise custo-volume-lucro; ii. análise vertical; iii. análise horizontal; e, iv. custeio baseado em atividades; (c) Gestão Estratégica de Custos - i. gestão do custo alvo; e, ii. gestão baseada em atividades.
Título en inglés
Descriptive analysis of the usefulness of cost informatio in brazilian hospitality organizations: a view from the perspective of the decision-maker
Palabras clave en inglés
Cost accounting
Cost information
Decision making
Hospitality
Resumen en inglés
The purpose of this study was to investigate the usefulness of cost information in the decision-making process of managers of Brazilian hospitality companies. Concepts derived from the Information Theory are used in the research, in order to provide subsidies for the conceptualization of what is Information and practical subsidies that allow the delimitation of a Cost Information, a procedure that allowed the systematization and description of the information coming from the artifacts investigated in this research. The research was based on the development and application of a Survey aimed for the collection of data regarding the intensity of use, an indicator of the usefulness implemented in the research, of the cost information in the routine of the hotel managers, measured by means of a likert scale of 7 points, in which 1 indicates the non-use of the information in his decision-making process and 7 the intense use of the information. The survey were sent to 10,800 (ten thousand and eight hundred) companies listed by the National Registry of Tourism Companies of the Ministry of Tourism (Cadastur) until the 3rd half of 2018, obtaining a return of 58 (fifty eight) valid questionnaires. From the data obtained in the survey, were possible to identify the following average values of usage of the Cost Information from artifacts of: (a) Cost Measurement, 5.4 and 5.4; (b) Operational Cost Management, 5.4 and 5.4; and, (c) Strategic Cost Management, 4.6 and 4.7; in the processes of operational and strategic decision making, respectively, of the managers of Brazilian hospitality companies. Still, it is identified that the artifacts considered to be most useful by the managers of Brazilian hospitality companies are: (a) Cost Measurement - i. full costing, and, ii. absorption costing; (b) Operational Cost Management - i. cost-volume-profit analysis; ii. vertical analysis; iii. horizontal analysis; and iv. activity-based costing; (c) Strategic Cost Management - i. target cost management; and, ii. activity-based management.
 
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CorrigidoCarlos.pdf (3.59 Mbytes)
Fecha de Publicación
2019-10-29
 
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