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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-22012024-162013
Documento
Autor
Nome completo
Adail José de Sousa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Petri, Nelson (Presidente)
Pereira, Anisio Candido
Slomski, Valmor
Título em português
Método de custeio ABC no setor público: um estudo de sua aplicabilidade nas unidades de ensino fundamental
Palavras-chave em português
Contabilidade de custo
Contabilidade gerencial
Contabilidade pública
Custeio baseado em atividades
Resumo em português
Este estudo discute a aplicabilidade do método de custeio ABC - Activity Based Costing nas Escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino e apresenta um dicionário de atividades das escolas do ensino fundamental, com a finalidade de propiciar melhor entendimento dessas atividades e, por fim, facilitar a aplicabilidade do referido método de custeio com base em um modelo referencial. Dentre os diferentes métodos de custeio, vislumbrou-se a ferramenta gerencial ABC - Activity Based Costing como forma ideal de mensurar e com seus resultados propiciar melhorias às atividades, como também permite que sejam calculados com acuracidade os custos dos produtos ou serviços. Um dos benefícios do custeio ABC é o fornecimento de dados acurados que proporcionem uma melhoria nas decisões gerenciais, propiciando adequar-se às atividades subcusteadas ou supercusteadas com eliminação daquelas que não adicionam valor, permitindo a transparência na tomada de decisões que deve buscar, em última análise, a otimização dos recursos disponíveis.
Título em inglês
Activity based costing ABC in the public sector: a study about its applicability in basic education institutions
Palavras-chave em inglês
Activity-based costing
Cost accounting
Management accounting
Public accounting
Resumo em inglês
This study discusses the applicability of the Activity Based Costing - ABC method in Basic Education Institutions of the Municipal Education NetWork and presents a dictionary of activities in basic education institutions, with a view to providing a better understanding about these activities and, thus, facilitate the applicability of this costing method on the basis of a theoretical model. Among the different costing methods, the Activity Based Costing - ABC management tool comes up as the ideal tool for measuring and its results allow for activity improvement and the accurate calculation of product or Service costs. One of the benefits of ABC is the supply of accurate data, which allow for better management decisions, stimulating the adaptation of undercosted or overcosted activities and eliminating those that do not add value. This allows for transparent decision-making with a view to the optimization of available resources.
 
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MsAdailJosedeSousa.pdf (43.74 Mbytes)
Data de Publicação
2024-01-22
 
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