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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2023.tde-21032023-185718
Documento
Autor
Nome completo
Herberty Cerqueira Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Lima, Gerlando Augusto Sampaio Franco de (Presidente)
Avelino, Bruna Camargos
Luca, Marcia Martins Mendes De
Neves, Iracema Raimunda Brito das
Título em português
Para além do aprender: competências e habilidades na contabilidade introdutória à luz da teoria da aprendizagem significativa
Palavras-chave em português
Aprendizagem significativa
Competência técnica
Contabilidade introdutória
Habilidade profissional
Metodologias ativas
Resumo em português
Este estudo tem por objetivo analisar as percepções dos docentes sobre as competências técnicas e habilidades profissionais desenvolvidas pelos estudantes no componente curricular de Contabilidade Introdutória. Os dados coletados foram analisados sob a perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa, que ressalta a predisposição para aprender, a potencialidade do material de aprendizagem e as estratégias instrucionais empregadas pelo docente como condições necessárias para a ocorrência da aprendizagem significativa e, desta forma, alcançar as soft e hard skills preestabelecidas no processo de ensino-aprendizagem. Mediante a abordagem alicerçada nos métodos mistos, aplicou-se duas rodadas online do método Delphi modificado. As 55 assertivas sobre competências técnicas e habilidades profissionais, baseadas nas sugestões dos especialistas e nos resultados de aprendizagem preconizados pelo International Accounting Education Standards Board (IAESB), foram examinadas pelos especialistas e, por conseguinte, procedeu-se com a análise descritiva para os dados quantitativos e a utilização da técnica do discurso do sujeito coletivo para os dados qualitativos. Na primeira rodada da Delphi, o painel de especialistas foi composto por 26 docentes de Contabilidade Introdutória vinculados a instituições federais de ensino superior localizadas nas cinco regiões brasileiras. Os achados ressaltam que o perfil dos especialistas corresponde a docentes com titulação máxima de Doutorado na área de Ciências Contábeis e que estão em uma fase da carreira onde se sentem motivados e empenhados na utilização de metodologias ativas. Na análise dos dados, nota-se um baixo índice de aplicação da Teoria da Aprendizagem Significativa (38,53%) no componente curricular, influenciando no alcance das competências e habilidades necessárias aos estudantes. Os dados também apontam que a formação acadêmica em mais de uma área de conhecimento, a experiência no mercado de trabalho e o conhecimento das Normas Internacionais de Educação Contábil são fatores facilitadores para a aplicação de metodologias ativas na Contabilidade Introdutória. No que diz respeito ao consenso das assertivas de competências técnicas, observa-se um percentual idêntico no desenvolvimento significativo (40,74%) e nas lacunas de aprendizagem (40,74%). Ao contrário das habilidades profissionais que apresentam maior percepção negativa de desenvolvimento (53,57%) no componente curricular. Nota-se, diante dos resultados encontrados neste estudo, que essas lacunas estão interligadas com os elementos do processo de ensino-aprendizagem (docente, discente e conteúdo) e suas relações, como também com as instituições de ensino. Concluiu-se que, na formação profissional inicial, há um cenário parcial de desenvolvimento significativo das hard skills e de lacunas no desenvolvimento das soft skills, sendo que este panorama tem influência da utilização das metodologias ativas de aprendizagem. Ademais, os dados apontam a existência de competências e habilidades que são particularidades de desenvolvimento no cenário brasileiro como, por exemplo, o entendimento do método das partidas dobradas e o regime de competência pelos estudantes. Este trabalho contribui para o incremento na literatura sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa aplicada a educação contábil e colabora com a análise da aplicação das Normas Internacionais de Educação Contábil no Brasil, em especial a IES 2 Competências Técnicas e a IES 3 Habilidades Profissionais.
Título em inglês
Beyond learning: competencies and skills in Introductory Accounting in the light of Meaningful Learning Theory
Palavras-chave em inglês
Active methodologies
Introductory accounting
Meaningful learning
Professional skill
Technical competence
Resumo em inglês
This study aims to analyze the perceptions of teachers about the technical competencies and professional skills developed by students in the curricular component of Introductory Accounting. The collected data were analyzed from the perspective of the Theory of Meaningful Learning, which emphasizes the predisposition to learn, the potential of the learning material, and the instructional strategies used by the teacher as a necessary condition for the occurrence of meaningful learning and, therefore, the development of pre-established soft and hard skills in the teaching-learning process. Through the approach based on mixed methods, were applied two online rounds of the modified Delphi method. The 55 statements about technical competencies and professional skills, based on the experts suggestions and the expected learning outcomes recommended by the International Accounting Education Standards Board (IAESB), were examined by the experts and, therefore, a descriptive analysis was carried out for the quantitative data and the use of the collective subject discourse technique for qualitative data. In the first round of Delphi, 26 Introductory Accounting professors linked to federal higher education institutions located in all five Brazilian regions composed the expert panel. The findings emphasize that the profile of specialists corresponds to professors with a doctorate in the area of Accounting Sciences, and who are at a stage in their careers where they feel motivated and committed to the use of active methodologies. In the analysis of the data, there is a low rate of application of the Theory of Meaningful Learning (38.53%) in the curricular component can be noted, influencing the achievement of the skills and abilities needed by the students. The data also indicate that academic degree in more than one area of knowledge, experience in the labor market, and knowledge of International Accounting Education Standards are facilitating factors for the application of active methodologies in Introductory Accounting. About the consensus of the technical competence statements, an identical percentage is observed in the significant development (40.74%) and in the learning gaps (40.74%). Unlike professional skills, which have a higher negative perception of development (53.57%) in the curricular component. It is noted, in view of the results found in this study, that these gaps are interconnected with the elements of the teaching-learning process (teacher, student and content) and their relationships, as well as with educational institutions. It was concluded that, in initial professional training, there is a partial scenario of significant development of hard skills and gaps in the development of soft skills, and this scenario is influenced with the use of active learning methodologies. Furthermore, the data point to the existence of competencies and skills that are particularities of development in the Brazilian scenario such as the understanding of the double-entry method and the accrual regime by students. This work contributes to the increase in the literature on the Theory of Meaningful Learning applied to accounting education and collaborates with the analysis of the application of the International Accounting Education Standards in Brazil, especially IES 2 Technical Competence and IES 3 Professional Skills.
 
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Data de Publicação
2023-03-28
 
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