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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2023.tde-20102023-191504
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Tavares Luz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Favero, Luiz Paulo Lopes (Presidente)
Almudi, Gabriela Scur
Braga, Robson
Fouto, Nuno Manoel Martins Dias
Título em português
Aplicação de modelagem de preços hedônicos ao mercado de hambúrgueres congelados de São Paulo
Palavras-chave em português
Econometria
Mercado de alimentos
Preços hedônicos
Região metropolitana de São Paulo
Regressão múltipla
Resumo em português
Este trabalho estuda o mercado de hambúrgueres congelados da região metropolitana de São Paulo a partir da aplicação da modelagem de preços hedônicos desenvolvida por Rosen. Tal modelagem apoia-se na Teoria dos Atributos de Lancaster, linha de pesquisa da Microeconomia que propõe o estudo das relações de consumo por meio das características dos bens e a utilidade que elas proporcionam ao consumidor. A partir da revisão da literatura, foram identificadas as principais características dos alimentos consideradas no ato de consumo, as quais foram posteriormente transformadas em variáveis explicativas nos modelos de regressão. A modelagem de preços hedônicos permite a quantificação do impacto de cada uma dessas características no preço final de comercialização nos produtos. A modelagem de preços hedônicos foi aplicada em uma base de dados em painel, com dados agregados com as vendas semanais de hambúrgueres em varejos da região metropolitana de São Paulo entre os anos de 2019 e 2021. Para a regressão dos dados, foram utilizados e comparados o Método dos Mínimos Quadrados Ordinários (OLS) e o Método dos Mínimos Quadrados Ponderados (WLS). No Brasil, o segmento de hambúrgueres congelados é um dos pioneiros na oferta de produtos à base de proteína vegetal como alternativa à proteína animal. Dessa maneira, o estudo realizado permitiu a estimação do impacto no preço de hambúrgueres a partir da utilização dessas proteínas alternativas. Foram estudadas, também, outras características, como a marca e os nutrientes dos produtos, permitindo o entendimento da dinâmica de mercado e formação de preços no segmento de hambúrgueres. Adicionalmente, pôde-se verificar o impacto de atributos relativos à saudabilidade e sustentabilidade no preço dos produtos do segmento, características estas que tendem a ter ainda mais relevância nos próximos anos.
Título em inglês
Application of hedonic price modeling to the frozen packaged hamburger market
Palavras-chave em inglês
Econometrics
Food market
Hedonic prices
Multiple regression
São Paulo metro area
Resumo em inglês
This work analyzes the frozen hamburger market in the São Paulo Metro Area through the application of hedonic price modeling, originally developed by Rosen (1974). Such modeling is based on Lancaster's Theory of Attributes, a branch of Microeconomics research that proposes studying consumption relations through the characteristics of goods and the individual utility each one provides to the consumer. The main attributes of the food products considered during the act of consumption were identified throughout the studys literature review and subsequently transformed into explanatory variables in the regression models. Hedonic price models allow the quantification of the impact of each of these attributes on the products final prices. In this study, the model was applied to a panel data set with weekly hamburger sales data aggregated by retailer in the São Paulo Metro Area between 2019 and 2021. Two types of regression methods were applied: the Ordinary Least Squares Method (OLS) and the Weighted Least Squares Method (WLS). In Brazil, the frozen hamburger segment is one of the pioneers in offering plant-based products as an alternative to animal protein. Thus, the use of these alternative proteins is one of the factors whose impact was analyzed. Other characteristics analyzed include the products brand and its nutritional content, which contributed to the understanding of market dynamics and price formation in the hamburger segment. Furthermore, it allowed the quantification of the impact of attributes related to healthiness and sustainability characteristics whose relevance is likely to increase in the near future.
 
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Data de Publicação
2023-10-27
 
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