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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2013.tde-16122013-171427
Document
Auteur
Nom complet
Bianca Quirantes Checon
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Aguiar, Andson Braga de (Président)
Cardoso, Ricardo Lopes
Carvalho, Luiz Nelson Guedes de
Titre en portugais
Resultado abrangente: formato de apresentação, maturação e os impactos na decisão de investimento
Mots-clés en portugais
Demonstração financeira
Mercado de capitais
Tomada de decisão
Resumé en portugais
Os organismos reguladores da Contabilidade ao optarem por um usuário-alvo da informação contábil, na atualidade, tem dado ênfase aos investidores. As normas contábeis visam, em teoria, a geração de informações que sejam úteis e relevantes no processo decisório desses usuários. Entretanto, além do conteúdo, o formato de apresentação das demonstrações contábeis pode afetar a maneira como seus usuários incorporam-na em seus processos decisórios. Considerando os investidores como agentes racionais limitados, supõe-se que esses agentes buscam otimizar suas escolhas e consideram o custo-benefício das informações disponíveis, em vista da sua limitada capacidade de processamento. Nesse contexto, a literatura vem destacando que o formato de apresentação das demonstrações contábeis é capaz de afetar a atratividade das decisões sobre investimentos, o que, por consequência, pode influenciar o modo como as entidades divulgam suas informações financeiras. As preferências pelo formato de apresentação das informações contábeis podem ser intensificadas quando as entidades direcionam esse formato, visando destacar as informações que transmitam uma melhor posição financeira das mesmas, segundo o argumento da miopia do mercado acionário. Neste sentido, este estudo teve como objetivo verificar o impacto do formato de apresentação do Resultado Abrangente e da realização dos Outros Resultados Abrangentes (ORA) na decisão de investimento no mercado de capitais. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizado um experimento 2 X 2 entre sujeitos, com 171 estudantes de pósgraduação lato sensu (MBA), e duração média de vinte minutos. Para a análise dos dados coletados, foi utilizado a técnica estatística de análise de covariância (ANCOVA), visto que a variável dependente era quantitativa e foram utilizados fatores quantitativos e qualitativos para explicar o comportamento dessa variável. Os resultados encontrados indicam que para as variáveis de investimento em ações e investimento em ações ponderado pela atratividade, a influência do formato de apresentação das demonstrações financeiras, deu-se apenas na variável multiplicativa entre aversão ao risco e o fato de se trabalhar em empresa financeira, como também entre ter experiência em investimento e o fato de se trabalhar em empresa financeira. Porém, como não foi possível segregar o efeito entre elas nas variáveis dependentes, não foi possível afirmar que o formato de apresentação separado do Resultado Abrangente afeta a atratividade de investimento. A temporalidade, em nenhuma das variáveis dependentes, demonstrou impactar a atratividade de investimento. Ao analisar o efeito interativo do formato de apresentação e a temporalidade dos ORA, não foi possível afirmar se houve impacto na atratividade do investimento. Com base nos resultados encontrados, não foi possível afirmar que o formato de apresentação da Demonstração do Resultado Abrangente (DRA) e da realização dos ORA ao Lucro Líquido (LL) impactam na decisão de investimento no mercado de capitais. O estudo possui limitações, principalmente em relação à técnica aplicada, à utilização de estudantes como proxy de investidores não profissionais, variáveis não controladas pelo ambiente experimental e possível desconhecimento do que é o Resultado Abrangente por parte dos respondentes.
Titre en anglais
Comprehensive income: presentation format, maturity and the impacts on investment decision
Mots-clés en anglais
Comprehensive income
Financial statement
Investment decision
Maturity
Presentation format
Resumé en anglais
Choosing a accounting information target user, nowadays, the accounting regulator bodies have emphasized to investors. In theory, accounting rules aim to generate information which is useful and relevant at those users' decision-making process. However, besides the content, the financial statements presentation format may affect the way the users incorporate them into their decision making processes. Considering the investors as limited rational agents, this study has assumed that those agents seek to optimize their choices and consider the costbenefit of information availability, because of their limited processing capacity. At this context, the literature has highlighted that the financial statements presentation format can affect the investment decisions attractiveness, which, consequently, can influence how the entities disclose their financial information. The preference for the financial information presentation format may be intensified when entities direct the format in order to highlight the information that convey a better financial position, according to the argument of stock market short-termism. Therefore, this study aimed to determine the Comprehensive Income (CI) presentation format impact and the Other Comprehensive Income (OCI) maturity at investment decisions at the capital market. To develop the research, an 2 X 2 between subjects experiment design was conducted, with 171 MBA students, and average duration of twenty minutes. For data analysis, this study used the statistical technique of analysis of covariance (ANCOVA), as the dependent variable was quantitative and quantitative and qualitative factors to explain the behavior of that variable were used. The results indicate that the variables for investment at shares and weighted attractiveness investment at shares, the influence of the financial statements presentation format has been only in the multiplicative variable between risk aversion and the fact of the participant works at a financial company, as well as having experience in capital market investment and the fact of the participant works at a financial company. However, as it was not possible to segregate the effect on the dependent variables between them, it was not possible to say that the CI presentation format separately affects the investment attractiveness. In all dependent variables, maturity did not demonstrate to impact the attractiveness of investment. By analyzing the interactive effect between presentation format and the OCI maturity, it was not possible to say whether there was an impact on the investment attractiveness. Based on these results, it was not possible to say that the Comprehensive Income Statement presentation format and the OCI realization to Net Income impact on investment decisions at the capital market. The study has limitations, especially related to the applied technique, the use of students as a proxy for investors, experimental environment variables which were not controlled and misconceptions of what is the Comprehensive Income for the respondents.
 
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Date de Publication
2014-01-16
 
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