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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2000.tde-16092022-172153
Documento
Autor
Nome completo
Mary Tsutsui Bontempo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2000
Orientador
Banca examinadora
Frezatti, Fabio (Presidente)
Martin, Nilton Cano
Oliveira, Djalma de Pinho Reboucas de
Título em português
Análise comparativa dos métodos de construção de cenários estratégicos no planejamento empresarial
Palavras-chave em português
Controladoria
Planejamento estratégico
Resumo em português
As transformações econômicas, tecnológicas, sociais e políticas e também sua propagação tornam-se cada vez mais ágeis, radicais e inesperadas, obrigando as organizações a se adaptarem rapidamente a esta nova realidade para conseguir vencer a concorrência e manter sua posição no mercado. A elaboração de modelos de planejamento incluindo projeção de cenários, simulações das estratégias alternativas nestes cenários e análise das interações dos diferentes agentes envolvidos é um meio da organização enfrentar esta dinâmica crescente de seu ambiente de negócios. O objetivo principal desse trabalho é identificar um método ou combinação de métodos de construção de cenários que possa ser efetivamente utilizado pela empresa paraplanejar seu futuro, elaborar suas estratégias e decidir sobre suas ações, aproximando os cenários dos tomadores de decisão empresariais, de modo a preparar a empresa para futuros incertos e influenciar em seus rumos. Adicionalmente, propõe-se a ampliar o escopo da controladoria , apresentando metodologias desenvolvidas em outros campos da ciência, integrando-as ao objetivo da contabilidade e a expor os principais métodos de construção de cenários, identificando as vantagens e desvantagens de cada enfoque no planejamento de negócios. São apresentadas e analisadas seis abordagens de cenários : Lógica Intuitiva, Análise Prospectiva, Battelle Scenário Inputs to Corporate Strategy, Comprehensive Situation Mapping FutureMapping e Análise dos impactos tendenciais. A análise comparativa destes métodos permite concluir que não existe um método geral de construção de cenários adequado a todas as empresas e a escolha da abordagem a ser utilizada pela organização depende de suas características próprias , tais como: os benefícios esperados com os cenários , o estágio de planejamento empresarial, a decisão estratégica a ser tomada, a cultura organizacional, a disponibilidade de recursos e a dinâmica de seu ambiente.
Título em inglês
Comparative analysis of methods for building strategic scenarios in business planning
Palavras-chave em inglês
Controllership
Strategic planning
Resumo em inglês
Economic, technological, social and politic changes and its propagation are becoming fast, radical and unpredictable, demanding a rapid adaptation from organizations to the new reality to win the competition and maintain their market position. Planning models with scenario forecasts, alternative strategies simulation in these scenarios and analysis of actors interactions help organizations to deal with these growing dynamics in business environment. The main objective of this study is to identify a scenario method or a combination of them that can be effectively used by organizations to plan their future, make strategies and choose their actions, bringing scenarios closer to decision makers, preparing firms to uncertain futures and influencing its paths. In addition, it proposes to wide controllership scope, showing methods of different science fields, integrating them to the accounting objective and to expose the main scenario methods, identifying advantages and disadvantages of each method in the planning process. Six methods are exposed and analyzed: Intuitive Logic, Prospective Analysis, Battelle Scenario Inputs to Corporate Strategy, Comprehensive Situation Mapping, Future Mapping and Trend Impact Analysis. From comparative analysis of these methods it is possible to conclude that there is no general method ofscenario that can be used by all firms and its choice depends on peculiar characteristics of the organization, such as: expected benefits from scenario planning, stage of evolution of planning process, intended strategic decision, organizational culture, resource available and environmental dynamics.
 
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Data de Publicação
2022-09-16
 
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